WhatsApp
(11) 987-135-444

8 de janeiro de 2015

Charlie Hebdo: um dia triste para a mídia mundial. Mas o buraco é muito mais profundo


por Sylvio Micelli

Não vou aqui ater-me ao ataque que matou 12 colegas do semanário francês Charlie Hebdo. A mídia mundial já divulga, desde as primeiras horas do trágico 7 de janeiro, os possíveis assassinos, seus motivos, os mortos e muitos tergiversam sobre os porquês.

Matar pessoas não tem justificativa. Simples assim. Não há motivos, porquês. Não há nada.

A questão aí é tentar entender, num ambiente macro, o que vem acontecendo com o mundo.

Há uma guerra, digamos, silenciosa, que ocorre no mundo há quase 15 anos, mais precisamente, desde o 11 de setembro de 2001. Os Estados Unidos foram atacados pelo Al-Qaeda. Foi uma espécie de "resposta" do mundo oriental por anos de envolvimento norte-americano com assuntos deles. Em 2003, os americanos, com o beneplácito da ONU e do mundo ocidental, invandiram o mundo oriental atrás de Bin Laden e seus asseclas. Foram matando o que existia pelo caminho. Inclusive e principalmente, crianças, mulheres, idosos e civis em geral.

Em 2004, no metrô madrilenho, novo ataque em reprimenda à guerra anterior.

O mundo ocidental não entende o mundo oriental e suas brigas internas entre o povo palestino, sírio, iraquiano, afegão, líbio e por aí vai. A lista é extensa.

Pois bem. Toda esta disputa no mundo oriental tem base econômica e jogo político, facílimo de entender. Trata-se de uma região rica em jazidas de minérios e metais diversos, além de terras e domínios, sob o beneplácito da religião, qualquer que seja ela.

E é claro. O mundo ocidental não quer o mundo oriental com os mesmos poderes e equilíbrio de forças.

O que aconteceu hoje é triste, repito. Matar o humor não tem perdão. Mas Charlie Hebdo é apenas mais um capítulo desta guerra onde o campo de batalha é globalizado ou mundializado como gosta de dizer o francês.

Agora, o mundo ocidental terá nova "licença" para matar. Inclusive e principalmente, crianças, mulheres, idosos e civis em geral.

Um ciclo vicioso que não acaba. Uma guerra sem data para o seu fim.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)