WhatsApp
(11) 987-135-444

10 de janeiro de 2015

Caras e bocas de Leandro Hassum garantem a pipoca no bom "O Candidato Honesto"


por Sylvio Micelli

João Ernesto Ribamar veio de família pobre. Tinha bom coração. Virou motorista de ônibus. Depois, sindicalista. Acabou por se eleger deputado federal e... virou um político corrupto, que está muito na frente das pesquisas eleitorais para o segundo turno da presidência da República do Brasil. Este é o roteiro da personagem principal do bom "O Candidato Honesto" de Roberto Santucci, que o hilário Leandro Hassum dá vida.

Eis que de repente sua avó, no leito de morte, lança uma mandinga. Ele deveria voltar a ser honesto e somente falar a verdade. Ao falar tudo o que pensa, o filme ganha cor, mas o candidato João Ernesto começa a despencar nas pesquisas eleitorais.

O mote do filme é como ganhar uma eleição sendo honesto e falando somente a verdade. A película traz críticas, ainda que leves, ao sindicalismo pelego, ao envolvimento promíscuo da mídia com o candidato até que João Ernesto é salvo por Amanda, vivida pela atriz Luiza Valdetaro, jovem jornalista que busca a verdade e que "recupera" a honestidade de Praxedes que, ao final do filme, envolvido no "escândalo da mesadinha" (qualquer semelhança com o Mensalão não é mera coincidência...), renuncia ao mandato parlamentar e à sua candidatura à presidência.


O filme podia ir mais fundo nas críticas à corrupção de nossos políticos, mas optou por ficar mesmo como um grande circo. "O Candidato Honesto" também lembra as estrepolias de Jim Carrey em "O Mentiroso" (Liar, Liar, 1997), quando o advogado Fletcher Reede, também fica "impedido" de mentir devido a um pedido de seu filho ao assoprar as velas de um bolo de aniversário.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)