WhatsApp
(11) 987-135-444

14 de maio de 2014

Timão X Furacão: um amistoso para uma disputa igual

por Sylvio Micelli

Logo mais às 19:30 horas, o Sport Club Corinthians Paulista vem a campo para enfrentar o Clube Atlético Paranaense. A partida é amistosa e servirá como teste da Fifa para a Arena da Baixada, um dos locais de disputa da Copa do Mundo que se inicia em menos de um mês.

A Arena da Baixada receberá quatro jogos da Copa do Mundo, na fase de grupos do campeonato: Irã e Nigéria, no dia 16 de junho; Honduras x Equador, dia 20; Austrália x Espanha, dia 23 e Argélia x Rússia, dia 26.

A grande novidade do time é o volante Elias, que volta a vestir a camisa corinthiana após mais de três anos. Ele está liberado pela CBF e poderá atuar na partida. O volante só poderá jogar pelo Campeonato Brasileiro, após a Copa do Mundo devido ao vínculo contratual com o Sporting.

Mano Menezes deverá mesclar titulares e reservas na partida amistosa, mas já avisou que Elias será titular.


História

Corinthians e Atlético Paranaense sempre rendeu bons jogos e isso se reflete na história. As equipes se enfrentaram 48 vezes em 83 anos de disputa. São 17 vitórias do Corinthians, 15 derrotas e 16 empates. Ambas as equipes anotaram 70 gols cada.

Tudo começou pela Taça Diário da Tarde, quando ainda se escrevia Athlético Paranaense. O jogo, realizado em 21 de julho de 1930, terminou com vitória dos curitibanos por 1 a 0, gol de Marreco, para um público estimado em 8 mil pessoas, no Campo do Água Verde em Curitiba. Treinado por Manuel Nunes, o popular Neco, o Timão foi derrotado com Tuffy; Grané e Raphael; Nerino, Guimarães e Munhoz; Filó, Napole, Gamba, Ratto e De Maria.

O mais recente encontro entre ambos foi no Campeonato Brasileiro do ano passado. Pela 27ª rodada, disputada em 9 de outubro na cidade de Mogi Mirim no interior de São Paulo, o jogo terminou em 0 a 0.


A batalha da Copa do Brasil

O confronto mais importante entre as duas equipes aconteceu pelas oitavas de final da Copa do Brasil de 2009, que o Corinthians sagraria-se campeão.

No primeiro jogo, em Curitiba, no dia 29 de abril, o Timão estava sendo derrotado por 3 a 0 (gols de Wallyson, Rafael Moura e Chico), até os 40 minutos do segundo tempo. Em seis minutos, com gols de Cristian e Dentinho, o Corinthians conseguiu diminuir bem o prejuízo e perder apenas por 3 a 2.


Na volta, no Pacambu, uma semana depois, com dois gols de Ronaldo, o Corinthians venceu por 2 a 0 e se classificou. Foi a única derrota do time naquele torneio. Treinado por Mano Menezes, o Timão se classificou com Felipe; Alessandro, Chicão, Diego e André Santos (Wellington Saci); Cristian, Boquita e Douglas (Fabinho); Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho (Morais).



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)