WhatsApp
(11) 987-135-444

3 de maio de 2014

Os cinco anos do Paulista invicto de 2009

Reprodução
por Sylvio Micelli

Há exatos cinco anos, o Sport Club Corinthians Paulista conquistava seu 26º título paulista. Invicto, o time foi perfeito. Em 23 jogos, sob o comando de Mano Menezes e com Ronaldo Fenômeno vestindo a camisa 9, o Corinthians venceu 13 jogos e empatou 10. A equipe de Parque São Jorge anotou 41 gols e sofreu 18.

O Campeonato Paulista de 2009 foi sintomático para o Timão. O Corinthians tinha a necessidade de se reerguer em definitivo, após o retorno à série A do futebol brasileiro, ao ter amargado a série B em 2008. E nada melhor que o Paulistão, campeonato que o Corinthians tem a primazia em títulos. O time ainda seria campeão da Copa do Brasil daquele ano, dois meses depois.

Na conquista invicta do Timão há três momentos antológicos que devemos lembrar.

Em 8 de março, pela 13ª rodada em Presidente Prudente, o Palmeiras vencia o Corinthians por 1 a 0, num gol de Diego Souza marcado depois de uma falha do goleiro Felipe. Mas nós, corinthianos, conhecemos nosso time.

Aos 47 minutos do segundo tempo, numa cobrança de escanteio feita por Douglas, Ronaldo Fenômeno marcou seu primeiro gol pelo Timão, de cabeça e fez o estádio Eduardo José Farah ir à loucura.


Em 12 de abril, na primeira partida da semifinal, jogada no Pacaembu, mais emoção no clássico São Paulo e Corinthians. O Tricolor abriu o placar no primeiro tempo com Miranda, após cobrança de falta de Jorge Wagner. Ainda no primeiro tempo, numa bela jogada, Elias empatou a partida.

No final do jogo, mais uma vez aos 47 minutos do segundo tempo, o Timão virou a partida para delírio do Pacaembu. Num lance de raça, Cristian roubou a bola de Jorge Wagner, escapou da falta e chutou de fora da área para marcar. Em que pese o gesto pornográfico que Cristian fez após o gol, foi um lance antológico.


Para finalizar, mais uma pintura de Ronaldo Fenômeno. Na primeira partida da final, contra o Santos, em 26 de abril jogando na Vila Belmiro, o Corinthians fez 3 a 1. O jogo em si, foi tranquilo. Chicão, de falta, abriu o marcador para o Corinthians logo a 10 minutos. Ronaldo, aos 25 minutos fez 2 a 0, num belo lance. Ele escorou um lançamento do meio de campo e bateu com a categoria de sempre. Triguinho chegou a diminuir para o Santos no segundo tempo.

O grande lance, porém, veio aos 31 minutos da etapa final. Ronaldo recebeu passe de Elias, driblou Triguinho e com um toque preciso encobriu o goleiro Fábio Costa, de fora da área. Um dos grandes lances da história de Ronaldo Fenômeno.


Na semana seguinte, em 3 de maio de 2009, o Timão sagrou-se campeão num empate contra o Santos por 1 a 1. Lembremos a ficha técnica daquele jogo que marcou mais uma conquista Paulista do clube mais brasileiro.


FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 1 X 1 SANTOS

Finalíssima do Campeonato Paulista de 2009
Local: Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu), em São Paulo (SP) 
Data: 3 de maio de 2009, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília) 

Árbitro: Sálvio Spínola Fagundes Filho
Assistentes: Vicente Romano Neto e Giovani Cesar Canzian

Cartões amarelos: Felipe, Cristian, Dentinho, Douglas e Elias (Corinthians). Roberto Brum, Fabiano Eller, Neymar e Germano (Santos) 
Cartão vermelho: Domingos (Santos)

Público: 35.175 pagantes
Renda: R$ 1.894.376,00

GOLS: CORINTHIANS: André Santos, aos 34 minutos do primeiro tempo
SANTOS: Kléber Pereira, aos 28 minutos do primeiro tempo

CORINTHIANS: Felipe; Alessandro, William, Diego e André Santos (Wellington Saci); Cristian, Elias e Douglas (Fabinho); Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho (Morais)
Técnico: Mano Menezes

SANTOS: Fábio Costa; Luizinho (Molina), Domingos, Fabiano Eller e Triguinho; Roberto Brum, Germano, Paulo Henrique Lima (Róbson) e Madson; Neymar (Maikon Leite) e Kléber Pereira
Técnico: Vágner Mancini

Ficha Técnica by Gazeta Esportiva.Net


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)