WhatsApp
(11) 987-135-444

30 de abril de 2014

Na Amazônia, Timão tenta eliminar jogo de volta contra o Nacional

por Sylvio Micelli

O Sport Club Corinthians Paulista, o time mais amado e mais odiado do mundo, entra em campo nesta quarta (30). No horroroso horário das 10 da noite, em Manaus, na Arena da Amazônia, o Timão encara o Nacional pela segunda fase da Copa do Brasil.

Para a segunda fase, ainda vale o critério de eliminação do jogo da volta. Para isso, o Corinthians terá de vencer o "Naça" por 2 ou mais gols de diferença. Caso haja o segundo jogo, ele será realizado no dia 14 de maio, já na Arena Corinthians.

Na Copa do Brasil de Futebol 2014, o Corinthians só fez uma partida pela primeira fase da competição. Em 19 de março passado, contra o Bahia de Feira de Santana, o Timão eliminou o segundo confronto vencendo por 2 a 0, gols de Luciano.

Mano Menezes acena com mudanças no time que deverá vir a campo com Cássio; Fagner, Cleber, Gil e Uendel; Ralf, Bruno Henrique, Petros e Jadson; Luciano e Guerrero.

O destaque do Nacional é Carlinhos Bala, veterano atacante que em 2008 foi fundamental na conquista da Copa do Brasil pelo Sport (PE), numa final contra o Corinthians, à época treinado por Mano Menezes.

O estádio promete estar lotado. Segundo informações do site do Nacional, até esta terça (29), cerca de 30 mil ingressos já haviam sido vendidos.


História

Corinthians e Nacional se enfrentaram oito vezes, com seis vitórias do alvinegro, um empate e uma derrota. O Timão marcou 16 gols e sofreu 6.

A única derrota aconteceu justamente no primeiro confronto entre as equipes, quando os amazonenses venceram por 2 a 0 pela Campeonato Brasileiro de 1972, no estádio Vivaldo Lima, no dia 24 de setembro. O atacante Campos marcou duas vezes para o Nacional. O Timão, treinado por Duque, foi derrotado com Sidney; Baldochi, Luiz Carlos Gualter, Zé Maria e Pedrinho; Dirceu Alves (Lance), Tião e Adãozinho (Vaguinho); Aladim, Mirandinha e Paulo Borges.

O maior resultado entre as equipes foi uma goleada corinthiana pelo Campeonato Brasileiro de 1974. Foi um 5 a 0 em jogo realizado no estádio Alfredo Schürig (Parque São Jorge) no dia 1º de junho, um sábado à tarde, com gols de Vaguinho, Adãozinho, Marco Antonio Visgo, Lance e Mosca. O time treinado por Luisinho goleou com Armando; Baldochi, Vágner, Wladimir e Galli; Washington (Mosca) e Tião; Severo (Marco Antonio Visgo), Vaguinho, Adãozinho e Lance.

A última vez que os times se encontraram foi pelo Campeonato Brasileiro de 1986, com vitória corinthiana no estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu) por 1 a 0, gol de Edmar, no final da partida realizada em 27 de novembro. O time treinado por Jorge Vieira veio a campo com Carlos; Jatobá, Luís Pereira, Edson Boaro e Jacenir; Wilson Mano (Eduardo Amorim), Biro-Biro, Márcio Bittencourt (Paulo César Catanoce) e Cristóvão Borges; João Paulo e Edmar.


Copa do Mundo

A Arena da Amazônia será usada em quatro jogos da Copa do Mundo, que se inicia em pouco mais de um mês. A partida mais importante será entre Inglaterra e Itália pelo grupo D. O estádio ainda abrigará os jogos entre Camarões e Croácia (grupo A do Brasil), Estados Unidos e Portugal (grupo G) e Honduras e Suíça (grupo E).


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)