WhatsApp
(11) 987-135-444

25 de fevereiro de 2014

Mosap presta homenagem a seus idealizadores

Domingos Travesso (ao centro) ri ao lado de Ildebrando Zoldan e Edison Guilherme Haubert
Foto: Sylvio Micelli (CNSP)

por Sylvio Micelli / CNSP

Aconteceu na última quinta (20), uma reunião extraordinária do Instituto Mosap (Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas). O evento realizado no Auditório da Unafisco Associação Nacional serviu para retomar as discussões sobre a votação da Proposta de Emenda Constitucional nº 555/2006 que, se aprovada, extingue a contribuição dos servidores inativos.

O evento, porém, teve como principal atração a importante homenagem prestada ao seu criador, bem como a um dos mais antigos membros de seu conselho, também envolvido com a formação do Mosap. O idealizador e fundador do Instituto Mosap e membro vitalício do Conselho Consultivo, Domingos Travesso, juntamente com Ildebrando Zoldan, também membro vitalício do mesmo Conselho e hoje prefeito de Casa Branca (SP) receberam placas alusivas ao evento dadas pelo Instituto Mosap e pela Unafisco, que sediou o evento.

A mesa que coordenou o evento foi composta por Edison Guilherme Haubert, presidente do Instituto Mosap; Amilton Paulo Lemos, presidente da Unafisco e os dois homenageados.

Domingo Travesso, do alto de seus 87 anos, relatou diversas histórias emocionantes sobre o trabalho de representação do funcionalismo, durante a Assembleia Constituinte que promulgaria a nova Carta Magna do País em 1988.

"Eram tempos difíceis e eu, já aposentado, via o salário meu e de muitos colegas corroer com aquela inflação absurda que nós tínhamos naquela época. Tivemos caso de pensionistas da nossa categoria [auditores fiscais] vendendo pipoca para sobreviver. Não restava outra alternativa senão lutar pela paridade e fomos vitoriosos nesta empreitada", relatou.

Num diálogo com seu grande companheiro de luta, Ildebrando Zoldan, Domingos Travesso arrancou risos dos presentes ao fazer uma comparação inusitada. "De repente tivemos que aprender a falar e trabalhar com os deputados na Câmara e nós, já velhos e de cabelos brancos, parecíamos duas p..... no Congresso Nacional".

O Presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP), Antonio Tuccilio, prestigiou o evento e destacou a importância do trabalho de Travesso e Zoldan. "Eles são nossos mestres e muito do que fazemos hoje se deve à ação de ambos, senão já teríamos perdido a paridade salarial [entre ativos, aposentados e pensionistas] há muito tempo". Tuccilio ainda ressaltou a conduta do Mosap na defesa do funcionalismo. "A representatividade do Mosap inspira nosso trabalho em âmbito nacional e a Confederação partilha das lutas do Instituto".

O Diretor Jurídico da CNSP, Julio Bonafonte, também se manifestou e colaborou com histórias curiosas do convívio com Domingos Travesso. "Certa vez eu e ele [Domingos] tínhamos que falar com os deputados como nós queríamos que fosse votada determinada matéria. Com a ajuda do Arnaldo [Faria de Sá, deputado federal paulista] ficamos dentro do plenário colocando papéis coloridos para os deputados lerem e sendo acossados pelos seguranças da Casa", lembrou.

Também prestigiaram o evento, representando a CNSP, José Gozze, Vice-Presidente da 3ª região (São Paulo); Paulo Sebastião Gonçalves Olympio, Vice-Presidente da 1ª Região (Rio Grande do Sul e Santa Catarina); Wally Ferreira Lühmann de Jesuz, Diretora de Assuntos de Aposentados e Pensionistas e Sylvio Micelli, Diretor de Imprensa e Divulgação. A celebração contou com a presença de cerca de 70 representantes de todo o país.

Além da CNSP, as seguintes entidades também prestigiaram o evento: Amprev (Amapá Previdência); Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho); Sindifisco (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil); Anajur (Associação Nacional dos Membros das Carreiras da Advocacia-Geral da União); Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central); Aspal (Associação dos Servidores Aposentados e Pensionistas da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo); Apafisp (Associação Paulista dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil); Assetj (Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo); ANSJ - Associação Nacional dos Servidores do Judiciário; Andes (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior); Sindireceita (Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil); Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil); ASJ/RS (Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul); AAPS (Associação dos Aposentados da Sabesp); Sinpait (Sindicato Paulista dos Auditores-Fiscais do Trabalho); Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo), Udemo (Sindicato de Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo); Anape (Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF); Fespesp (Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo) e Sintraemg (Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais).

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)