WhatsApp
(11) 987-135-444

2 de março de 2014

43 discos para 43 anos # 43

por Sylvio Micelli

Reprodução
Fiquei mais velho na semana passada e, numa brincadeira com o amigo e professor Guilherme Nascimento, disse que faria uma relação de 43 discos para os meus 43 anos. Como ele me cobrou e dever para pobre é sinal de prejuízo começo, a partir de agora, a demorada relação que levará alguns dias, porque gosto de conceder dados completos e breves comentários sobre o álbum indicado.

Como toda boa lista, faltam coisas. Outras são óbvias e influências gerais. Mas confesso que para um cara que convive com música desde os 6 anos, nas aulas de piano do antigo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, tive enormes dificuldades para escolher "apenas" 43 discos.

Observei, assim, alguns critérios. Primeiro, não repetir bandas / intérpretes. Segundo, centrar fogo na minha preferência que é rock e pop com suas variáveis dos anos 60 até hoje. Isso não significa que não eu não curta outras coisas. Sou um cara que ouço fácil de Paulinho da Viola a Iron Maiden; Chopin a Pixinguinha... mas aí a lista seria muito mais extensa.

A lista está sim, em ordem de preferência do 43º até chegarmos ao 1º. Façam suas apostas.

Enfim, dívida paga e espero que gostem.


# 43 Paralamas do Sucesso - Cinema Mudo (1983)



Comecei com um disco nacional que marcou minha adolescência. Tinha 12 anos, 6ª série do Ginásio... O primeiro disco de Herbert Vianna (guitarra e vocal), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria) não foi lá um sucesso comercial e quem acompanha a banda sabe que Herbert sempre criticou o resultado alegando que o disco foi manipulado pela gravadora.

Mas a certidão de nascimento do Paralamas está ali, na mistura de rock nacional, com elementos de reggae e ska. Destaque para "Vital e Sua Moto", "Foi o Mordomo" e "Cinema Mudo", todas compostas por Herbert Vianna e a cover de "Química" de Renato Russo, ainda nos tempos do "Aborto Elétrico".

A minha preferida é "Foi o Mordomo".

Quer conhecer todos os 43 discos para 43 anos, CLIQUE AQUI!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)