WhatsApp
(11) 987-135-444

15 de dezembro de 2013

Uma trilha sonora de sexta-feira a tarde...

por Sylvio Micelli

Semisonic - Divulgação
Sexta-feira tranquila. Com o sol a iluminar as árvores e quatro bandas tranquilas para passar o tempo.

Foi o que fiz na última sexta ao som de Semisonic, Coldplay, Chapterhouse e Ride e compartilho com vocês.

Dos Estados Unidos para o mundo, o Semisonic teve uma carreira curta, mas importe. O álbum Feeling Strangely Fine (1998) foi um dos mais importantes do ano e, pessoalmente, lembra-me meu filho Victor, com alguns meses, ouvindo isso comigo durante as madrugadas que ele trocava pelo dia.

Coldplay - Divulgação
Bem mais famosos, os britânicos do Coldplay alcançaram o status de estrelas internacionais, principalmente pelo carisma de seu vocalista e multi-instrumentista, Chris Martin. Dois álbuns fundamentais para mim são A Rush of Blood to the Head (2002) e X&Y (2005) e tive a oportunidade de vê-los, em São Paulo, em março de 2010, por sinal no dia do aniversário de Chris (2).

Chapterhouse - Divulgação
Por fim, duas bandas expoentes do chamado shoegaze, pouco conhecido de boa parte do público brasileiro. O movimento shoegaze, bastante importante na Inglaterra do final dos anos 80, trazia uma característica sonora inconfundível, que mesclava o brit-pop com sons etéreos e guitarras distorcidas, muito influenciadas por bandas como My Bloody Valentine e Jesus & Mary Chain.

Outra marca característica do movimento é não encarar a plateia e tocar olhando para baixo, como se estivessem olhando para os pés. Daí shoe (sapato em inglês) + gaze (olhar profunda e demoradamente para algo).

Ride - Divulgação
O álbum Whirlpool (1991) do Chapterhouse é uma espécie de síntese do movimento e conta com a participação de membros da importante banda gótica Cocteau Twins em músicas e na produção do trabalho.

Contemporâneos do Chapterhouse temos o The Ride, fabulosa banda de Oxford que fez muito sucesso na Europa entre o final dos anos 80 e começo dos anos 90. Os trabalhos de mais destaque são Nowhere (1990) e Going Blank Again (1992).

Enjoy & relax!


Never You Mind by Semisonic on Grooveshark Vapour Trail by Ride on Grooveshark Falling Down by Chapterhouse on Grooveshark God Put a Smile Upon Your Face by Coldplay on Grooveshark Secret Smile by Semi Sonic on Grooveshark Unfamiliar by Ride on Grooveshark Pearl by Chapterhouse on Grooveshark Clocks by Coldplay on Grooveshark Closing Time by Semisonic on Grooveshark Drive Blind by Ride on Grooveshark Something More by Chapterhouse on Grooveshark Speed of Sound by Coldplay on Grooveshark

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)