WhatsApp
(11) 987-135-444

21 de dezembro de 2013

Bayern, claro, é campeão do mundo. Mas o Raja Casablanca fez história

Divulgação do site do F.C. Bayern
por Sylvio Micelli

Seja bem-vindo, Bayern de Munique, à elite do futebol mundial.

O clube alemão sagrou-se, há pouco, Campeão Mundial de Interclubes da Fifa, em torneio disputado no Marrocos. Venceu a final por 2 a 0, jogando contra o fenômeno chamado Raja Casablanca.

O time alemão resolveu o jogo logo no começo, com gols de Dante aos sete minutos do primeiro tempo e outro de Thiago Alcântara aos 22. O resto da partida, os alemães tocaram bem a bola, mantiveram ampla posse de bola, mas o Raja Casablanca teve claras e reais oportunidades de marcar, principalmente nas falhas alemãs.

O Bayern, campeão, era óbvio, até diante do fraco Atlético Mineiro. A história fica com o Raja Casablanca, time anfitrião que foi batendo seus adversários (Auckland City, Monterrey e Atlético Mineiro) para escrever a belíssima e mais importante página da história do futebol marroquino.

Para completar a festa alemã, Franck Ribéry levou a Bola de Ouro da competição; Philipp Lahm, a prata e a revelação Mouhssine Iajour, do Raja, a bola de bronze.



A vitória dos alemães prova algumas coisas

1. Esta história de que os europeus não ligam para o Mundial é bobagem. É uma "pré-desculpa", em caso de derrota. E sulamericano que repete isso é sinal de subserviência. Ligam para o Mundial, sim. Talvez não com a mesma passionalidade sulamericana, mas ligam sim, do jeito deles;

2. Não basta ser melhor. É preciso impor-se como melhor. Durante meia-hora, o Bayern mostrou quem manda e resolveu o jogo. Depois, claro, diminuiu sua força;

3. A África pode sim sediar grandes eventos esportivos. Fez a Copa na África do Sul em 2010, sedia agora o Mundial Interclubes e sediará novamente em 2014. E é importante que haja este rodízio promovido pela Fifa para internacionalizar de vez o futebol como o principal esporte do mundo;

4. Pep Guardiola não jogava as camisas para os caras do Barcelona. E também não faz isso no Bayern. Grande técnico, será um dos melhores do mundo e, certamente, poderá ser técnico da Espanha no futuro ou de qualquer outra seleção;

5. Dante pode ser titular na seleção do Felipão. Ronaldinho deve estar fora da Copa do Mundo.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)