WhatsApp
(11) 987-135-444

13 de novembro de 2013

O Palmeiras amarelão e o cala-boca do Pikachú

por Sylvio Micelli

Com retorno garantido à série A do Campeonato Brasileiro, coisa que não faz mais que a obrigação, o Palmeiras (sempre eles!) resolveu arrumar confusão.

Para homenagear o time de 1965 que jogou com o uniforme da seleção brasileira, na partida inaugural do Mineirão, a Adidas, fornecedora do clube do Parque Antarctica, resolveu lançar uma camisa amarela que, simplesmente, é réplica da camisa da seleção brasileira. A Nike entrou em campo e mandou a Confederação Brasileira de Futebol se coçar e a confusão está armada.

Primeiro, o amarelo é cor característica do uniforme brasileiro desde 1958, ideia, por sinal, do genial Paulo Machado de Carvalho que era o chefe da delegação nacional na Copa do Mundo da Suécia. Ele foi incumbido de "engavetar" o uniforme branco "que dava má sorte" ao time brasileiro. Como deu certo, o amarelo perdurou.

Segundo, porque a Nike lançaria um terceiro uniforme do Corinthians, também na cor amarela, como o time (óbvio) mais popular do Brasil, em ano de Copa do Mundo.

Particularmente, vejo com ressalvas estes terceiros uniformes que tem sido lançados anualmente como estratégia de marketing. Sou meio mala. Palmeiras é verde e branco e não amarelo, ainda que tenham inventado aquela camisa cor de marca-texto, ótima para jogar partida quando falta energia.

Mas... agora é plenamente compreensível o porquê da camisa amarela. Como os palmeirenses estavam comemorando o título (?) antecipado da série B, hoje não há festa. O Palmeiras deixou de ser o Verdão para virar o Amarelão, cor do Pikachu, atacante que marcou o gol do Paysandu e adiou o inevitável bicampeonato palmeirense da série B.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)