WhatsApp
(11) 987-135-444

23 de outubro de 2013

Oferta Xing Ling para o pré-sal?

Reprodução
por Sylvio Micelli

O assunto de hoje e dos próximos dias é o tal do leilão do Campo de Libra, na Bacia de Campos, tido como o maior campo de petróleo do Brasil, na área do pré-sal, algo que vem sendo vendido como o bálsamo para a cura de todos os males, uma espécie de "ninguém segura este País", versão séc. XXI.

Confesso a todos que não me sinto com capacidade e competência suficientes para opinar sobre o tema, mas xereta que sou, tudo soa muito estranho.

1. O pré-sal existe mesmo? Vai ter petróleo como falam? O Brasil ficará entre os cinco maiores produtores de petróleo do planeta? A mim, sinceramente, tudo ainda parece como contar com o ovo na galinha.

2. Um leilão, sem concorrência, e com valor mínimo era mesmo necessário? É mesmo um sucesso? Era o momento? E pergunto isso sem nenhuma conotação partidária. Parto do pressuposto que todos estejamos pensando no Brasil (tá... às vezes sou tolo).

3. Se é mesmo um negócio da China (perdoem o trocadilho), por que a Petrobras teve que alinhavar "nos bastidores" a presença da Shell (Reino Unido) e da Total (França) para tornar o negócio mais factível e minimizar as desconfianças em relação às chinesas CNPC e CNOOC (odeio siglas...)?

Em relação ao ativismo, nada tenho a declarar até porque as dúvidas são muitas e hoje qualquer coisa gera manifestações. Além disso, a declaração da presidente Dilma Rousseff na TV soou fria, longe do oba-oba de outros escalões do governo.

Pode ser que dê tudo certo e, para o bem do País, que assim seja, mas que isso aí tá com cara de oferta Xing Ling, tá!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)