WhatsApp
(11) 987-135-444

31 de agosto de 2013

Corinthians e Flamengo: o clássico dos multidões virou um grande dèja-vú


por Sylvio Micelli

Neste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, ocorre o clássico dos clássicos, o jogo do povo que terá o interesse direto de mais de 60 milhões de pessoas.

Corinthians e Flamengo encontram-se no velho e bom Pacaembu em situações diferentes, mas não muito. O Timão luta para se consolidar entre os melhores e não deixar ninguém desgarrar. Tem 26 pontos, na quinta posição, cinco pontos atrás do líder Cruzeiro. O Mengão também busca a consolidação, principalmente para deixar de lado a sombra do rebaixamento. Em 14º, com 19 pontos, o clube da Gávea está há apenas três pontos da degola.

No meio de semana, ambos se classificaram à fase das quartas de final da Copa do Brasil. O Corinthians espantou a zebra Luverdense. O Flamengo, com emoção, despachou o Cruzeiro, com um gol no final do ex-corinthiano Elias.

Deve dar um bom jogo para as maiores torcidas do Brasil.


A sensação de dèja vú

O grande lance deste Corinthians e Flamengo, porém, estará nos jogadores em campo. Nada menos que nove jogadores já vestiram e fizeram história no clube adversário.

Hoje o Flamengo pode ser considerado um "Corinthians B", algo que a torcida já brinca. O goleiro Felipe, os zagueiros Chicão e Wallace, os laterais esquerdos André Santos e Ramón e o volante Elias defenderam o alvinegro do Parque São Jorge, com a conquista de vários títulos. Além dos jogadores, o atual técnico do Flamengo é Mano Menezes, cuja carreira vitoriosa no Corinthians, o levou para a seleção brasileira de futebol.

Felipe, André Santos, Elias e Mano são contemporâneos de Corinthians. Venceram a Copa do Brasil e o Paulista de 2009, ambos de forma invicta. Wallace e Ramón, ficaram mais na reserva corinthiana, mas venceram os títulos de 2011 e 2012 (Brasileiro, Libertadores e Mundial, exceto o Ramón). Chicão, por sua vez, até por ter ficado mais de cinco anos no clube passou por ambas as fases e ganhou todos os títulos, inclusive os de 2013 (Paulista e Recopa Sulamericana).

O Corinthians também não fica atrás. Cinco ex-flamenguistas jogam hoje do lado de cá. De maior destaque temos Emerson Sheik que foi campeão brasileiro e carioca pelo rubro-negro em 2009 e o lateral direito Alessandro que começou a carreira na Gávea, tendo ficado por seis anos clube e que completará seis anos pelo Corinthians, já que ele já avisou que se aposenta no final do ano.

Com duas passagens pelo Mengo, Ibson também esteve na campanha vitoriosa nacional de 2009, além de ter conquistado um tri-carioca. O volante Maldonado ficou três anos na Gávea. Perdeu espaço devido a contusões e está no Corinthians, há pouco tempo.

O meia Renato Augusto tem uma história com o Flamengo desde o início de sua carreira. Foram sete anos na Gávea. No final do ano passado, veio para o Corinthians, após quatro anos na Alemanha jogando pelo Bayer Leverkusen. Ótimo jogador, infelizmente tem frequentado mais o departamento médico que os gramados.

Ou seja... Estamos no prejuízo...

Enfim, que vença o melhor. E que esse melhor seja o Sport Club Corinthians Paulista.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)