WhatsApp
(11) 987-135-444

27 de julho de 2013

Diário de Viagem - Parte I - A pré-viagem

por Sylvio Micelli

ATENÇÃO: SE VOCÊ PERDEU ALGUM CAPÍTULO DESTA VIAGEM, CLIQUE AQUI 

Pois bem, amigos. Atendendo a alguns pedidos e muitas perguntas sobre como foi minha passagem pela Europa, em maio passado, começo a relatar aqui algumas impressões que tive em minha primeira visita ao chamado primeiro mundo. Espero que seja a primeira visita de muitas, porque realmente gostei muito do que vi. E como o sonho é livre, como diria Gramsci, não custa sonhar em morar lá, talvez numa aposentadoria vindoura.

Quem me der o prazer da leitura, não verá dicas de viagem. Há muitos blogs excelentes nisso, que indicarei para leitura a quem estiver planejando viagens às cidades pelas quais passei: Londres, Paris, Bruxelas e Amsterdam.

Relatarei, por óbvio, o que vi e mais que isso, o que eu aprendi em dez dias. Há inevitáveis comparações com o Brasil, quase sempre com prejuízo para a nossa terra-mãe. Então, já aviso: se você é daqueles nacionalistas exacerbados, a leitura do que escreverei é desaconselhável. Também não responderei a críticas nacionalistas sobre opiniões que, eventualmente, sejam discordantes do leitor.

Pretendo, no rebuscado, prolixo e pobre estilo micéllico, relatar o que vi e como vi. E sempre colocar alguma trilha sonora como forma a completar meus parcos recursos de escritor.

Enfim, espero que gostem e boa leitura.

*************************************************

Quando minha esposa, em outubro do ano passado, chegou para mim e disse "você não sabe a loucura que fiz"... pensei que ela tivesse comprado algum brinquedo novo para a nossa Maria Eduarda ou que tivesse comprado algum presente, assim, fora do orçamento. Mas jamais poderia imaginar que ela havia feito o que fez.

Ao saber que a loucura eram passagens para Londres, aproveitando uma grande promoção de uma empresa aérea, tomei um susto. Não tanto pela "traquinagem" cometida. Mas conhecer a capital inglesa era um dos meus sonhos de criança, daqueles sonhos que se sonha - e permitam-me aqui o pleonasmo literário -, mas que se abandona em nome da rotina, depois que a fase de sonhar parece mergulhar na zona abissal de nosso cérebro.

A distância entre a compra (outubro) e a viagem (maio) interrompeu-me aquele susto momentâneo, que só seria retomado após alguns meses, quando começaram, efetivamente, os preparativos para o grande dia.

*************************************************

Música para sonhadores...

Uma das grandes bandas britânicas, e muitas vão embalar está minha (e sua) viagem, é o Supertramp, grupo de rock progressivo que surgiu no final dos anos 60, teve seu auge nos 70 e contou com a aguda e inesquecível voz de Roger Hodgson, que mesmo com a idade, como no vídeo abaixo, permanece intacta.

Nossa primeira música, enfim, (mais óbvia, impossível) é "Dreamer". Está no terceiro álbum da banda, o "Crime of the Century" (1974).

Dreamer, you know you are a dreamer
Well can you put your hands in your head, oh no!
I said dreamer, you're nothing but a dreamer
Well can you put your hands in your head, oh no!
I said "Far out, - What a day, a year, a life it is!"
You know, - Well you know you had it comin' to you,
Now there's not a lot I can do

Dreamer, you stupid little dreamer;
So now you put your head in your hands, oh no!
I said "Far out, - What a day, a year, a life it is!"
You know, - Well you know you had it comin' to you,
Now there's not a lot I can do.

Well work it out someday



If I could see something
You can see anything you want boy
If I could be someone-
You can be anyone, celebrate boy.
If I could do something-
Well you can do something,
If I could do anything-
Well can you do something out of this world?

Take a dream on a Sunday
Take a life, take a holiday
Take a lie, take a dreamer
dream, dream, dream, dream, dream along...

Dreamer, you know you are a dreamer
Well can you put your hands in your head, oh no!
I said dreamer, you're nothing but a dreamer
Well can you put your hands in your head, oh no!
OH NO!

Writers: Rick Davies / Roger Hodgson
Lyrics © Sony/ATV Music Publishing LLC, Universal Music Publishing Group

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)