WhatsApp
(11) 987-135-444

22 de junho de 2013

O discurso de Dilma. Antes e depois de vê-lo


por Sylvio Micelli

Não tinha visto o discurso da presidente Dilma Rousseff na TV, porque estava com a Maria Eduarda vendo Toy Story pela enésima vez...

Mas, pela reação nas redes sociais havia chegado a algumas conclusões importantes. Pena que são antagônicas.

1. Dilma é a melhor pessoa do mundo.

2. Dilma é a pior pessoa do mundo.

3. Dilma deveria pedir licença para sair. Assim pararia de incomodar os incomodados.

4. Dilma é uma estadista e todos os atos ocorridos nos últimos dias são a mais pura essência fascista.

5. Dilma é "sapatão"

Depois destas conclusões fui ver o vídeo (coisa boa da tecnologia).

A presidente fez um discurso normal e até tranquilo. Ressaltou que democracia se faz com respeito às instituições e sem vandalismo, o que seria absolutamente normal num discurso. Relembrou que o Brasil é reconhecido no mundo como um povo alegre e que deveria ser receptivo aos turistas nos eventos que ocorrem (Copa das Confederações) e nos vindouros.

Falou sobre os royalties para a Educação e ponto. Fez um discurso dentro do tom que se espera de um governante.

Resumindo: ao ler os comentários do discurso que não havia visto e ao ver o pronunciamento chego a algumas conclusões, do fim para o começo:

1. O brasileiro é preconceituoso e hipócrita. Dilma não é homossexual. E ainda que fosse isso não interessa a um governante. A vida pessoal só interessa ao interessado (com perdão da redundância). Gostaria de ser governado por um gay, uma lésbica e até um transsexual... desde que fosse um baita estadista. Mas... fingimos que não há preconceitos contra homossexuais, negros etc. E vivemos à fina flor da hipocrisia.

2. Os apoiadores e eleitores de Dilma devem cobrar austeridade da presidente. O pronunciamento de hoje serve para amainar os focos de incêndio, mas as brasas encobertas permanecem. E vão assim continuar até as eleições de outubro de 2014. Ou seja, serão 16 meses de incêndios e sem austeridade não haverá governo. Dilma e seu ministério terão de ir além do discurso.

3. Parte do povo brasileiro ainda não se acostumou à democracia. Refiro-me aos derrotados. Eu, por exemplo, não fui eleitor de Dilma Rousseff, nem Geraldo Alckmin. Mas respeito a decisão da maioria. Torcer contra o governante é torcer contra o Brasil. O governante é passageiro. O País, o estado, o município, não. Há, sim, os casos de corrupção. Mas como já escrevi anteriormente, precisa limpar tudo e não focar apenas naquele político / partido do qual você não compartilha a opinião.


Leia Também



4. Tudo isso que vem acontecendo serve de alerta. Os reacionários estão mais vivos do que nunca. E qualquer oportunidade, eles vão aproveitar para tentar impor, por meio do discurso da negação pregado pelo fascismo (contra partidos, políticos, instituições etc) sua forma de dominação por meio de um golpe de Estado mas, claramente, revestido de todos os preceitos legalistas.

5. É importante que o "Gigante Acorde", mas saibamos que o gigante pertence a todos e não a um grupo de oportunistas.

6. Democracia não é um discurso vazio. Trata-se de um exercício diário de Cidadania.

24 comentários:

  1. Yara Lambert22/6/13 1:47 AM

    Você perdeu essa "reação": "Nossa, hoje ela não veio de vermelho!!!"

    ResponderExcluir
  2. Roberto Bissolotti22/6/13 1:48 AM

    Sylvião, segundo comentários a boca pequena no Planalto, o eterno e magnânimo antecessor da presidenta (sic) já está se preparando para substitui-la nas próximas eleições.

    ResponderExcluir
  3. Roberto Bissolotti22/6/13 1:48 AM

    Por isso Sylvio, precisamos urgente da REFORMA POLÍTICA que ninguém que está lá quer começar, afinal a teta é bem gorda!

    ResponderExcluir
  4. Henriqueto Dealis22/6/13 1:49 AM

    Lúcido! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Julieta Silva Diniz22/6/13 1:49 AM

    Adorei a conclusão. Pertinente. Parabens.

    ResponderExcluir
  6. Patrícia Paixão22/6/13 1:52 AM

    Muito bem!

    ResponderExcluir
  7. Ronaldo Caparroz Garcia22/6/13 1:53 AM

    Compartilhei...

    ResponderExcluir
  8. Everton Schultz22/6/13 2:09 AM

    Ótimo!

    ResponderExcluir
  9. Solange Borges22/6/13 8:38 PM

    Reflexão é importante para não partirmos para a bandalheira geral.

    ResponderExcluir
  10. Aparecida Amorin22/6/13 8:38 PM

    Ao meu ver (posso estar engada) se a pessoa mais honesta, mais ética, a melhor pessoa do mundo virasse presidente do Brasil, se não mudarmos o senado e a câmara. Trocando as pessoas que já tiveram um mandato e não fizerm nada em prol da população ou do Brasil não vai mudar nada. Porque quem manda são eles. Eu a partir de agora não repito meu voto. Deveríamos eleger pessoas de primeiro mandato ai sim eles iriam fazer alguma coisa para permanecerem no cargo, porque saberiam que na próxima eleição se não fossem aprovados cairiam fora. Tirar todos que são corruptos ou estão lá só de laser é a atitude correta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não está no político e sim em quem vota. Se não tivessem votado nos Renans, nos Sarneys, nos Malufs... a situação seria bem diferente. Eles estão aí, há décadas, apenas pelo voto de quem... do povo.

      Excluir
  11. Carnevskis Ines22/6/13 8:41 PM

    Logo após esse discurso na globo news a jornalista Eliane Cantanhêde detalhou muitos trechos desse pronunciamento. Pela análise da jornalista ficou claro como o discurso foi meticulosamente elaborado, cada frase, cada sentença, além da vestimenta, a cor da roupa, da bandeira ao fundo, etc.

    Não sendo espontâneo o discurso, tá longe de ser verdadeiro !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É óbvio que todo discurso é elaborado meticulosamente, ainda mais diante das circunstâncias. A Eliane Cantanhêde que está longe de ser uma jornalista imparcial, não falou nenhuma novidade. Não existem discursos espontâneos nem verdadeiros, quando temos um material gravado.

      Excluir
  12. Maria Angela Vallini22/6/13 8:48 PM

    ela disse que vai receber todos os lideres do movimento, bem como se reunir com os ministros para propor as mudanças , se não cumprir o que falou o ano que vem damos o troco na urna...é o jeito de acabar com essa promessa de faz de conta.....

    ResponderExcluir
  13. Patrícia Oliverio22/6/13 8:48 PM

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  14. Jonas Do Nascimento Cardoso22/6/13 8:49 PM

    Olá Sylvio Micelli, temos pelo menos duas coisas em comum nesse episódio : 1ª Também estava assistindo Toy Story a diferença é que assisti sozinho (minha filha tem 22 anos kk....) 2ª Também assisti pelo internet o vídeo desse pronunciamento da Presidenta. kkk sendo assim, não se culpe por esse "crime" kk. Quanto ao pronunciamento, também concordo que as opiniões nas mídias sociais sobre opção sexual ...isso é pura bobagem , coisa de quem não tem o que fazer etc. Porém, observei que o discurso estava fraco, sem conteúdo, sem proposta efetiva para corrigir essas mazelas. A tônica do discurso é claro, foi e deve ser mesmo conciliatório, como cabe a uma presidenta ( mesmo que notório, o nervosismo da presidenta). Falar que devemos receber bem o turista...ah meu Deus, isso é óbvio . Mas, efetivamente medidas de PRESIDENTA que tem o poder da caneta não houve. A voz das ruas, ela já a sabe. E chamar os governantes, isso já foi feito outrora. Trazer médicos de fora??? Não entendi !!! Aqui não tem? É só pagar melhor e respeita-los...Quanto ao rechaço aos partidos que ela mencionou, não se trata de fascismo ou nacionalismo, e sim o povo está cansado da indústria partidária (diz que está ao lado do povo, e ao chegar no poder se vendem em troca de cargos ) haja visto as alianças espúrias entre partidos nanicos e grandes. De qualquer forma, ela é nossa presidenta, merece respeito, e torcida para êxito. E o casaco dela era amarelo mostarda !!!kk abraço.

    ResponderExcluir
  15. Silvia Augusto22/6/13 8:49 PM

    Nossa "querida presidenta" falou, falou, falou e não disse nada.... um discurso morno... falou como se fosse uma mera expectadora ... como se não tivesse o poder nas mãos... falar que devemos combater a corrupção???? que vai trazer médicos de fora???? que somos um povo alegre e bem recebido aonde vamos e devemos retribuir a hospitalidade???? eu e acho que a grande maioria das pessoas esperava um discurso firme e objetivo como cabe a um estadista neste momento. Mas o que vi, foi um blá blá blá sem consistência... À propósito, o casaco era amarelo mostarda porque acho que o vermelho está meio fora de moda...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carnevskis Ines22/6/13 9:05 PM

      Concordo plenamente com a opinião de Silvia Augusto, foi exatamente o que aconteceu. De fato não importa a vida particular da presidenta, mas para uma presidenta , seu discurso tava muito fraco, principalmente diante das grandes manifestações. Ela simplesmente narrou o que se passa, e disse o que já havia sido dito por ela , em outras ocasiões. Lamentável. !!!

      Excluir
  16. Fabiana Cardenuto Saes22/6/13 8:58 PM

    Compartilhei!

    ResponderExcluir
  17. Richard Nunes22/6/13 9:10 PM

    Acho que mais do que tudo, figura a pessoa humana. O cidadão. Entra-se na discussão se o movimento é de esquerda ou de direita. Antropólogos e sociólogos debatem tal questão. É claro que qualquer forma de manifesto é política, vivemos ela o tempo todo. Seja no âmbito familiar, profissional, social, etc. Mas como podemos exigir de uma população que não sabe nem o que é ser cidadão? E ainda mais explicar para este mesmo povo, que a esquerda era pedra e virou vidraça, e a direita agora vive colhendo as pedras.

    ResponderExcluir
  18. Walas Lopes22/6/13 9:37 PM

    Adorei o post e os comentários! Sylvio, Partilho das mesmas opiniões que demonstrou neste texto. Compartilhando...

    ResponderExcluir
  19. Olímpio Gomes22/6/13 10:16 PM

    Cada dia te admiro mais meu sempre amigo. Lucidez, discernimento, inteligência e espirito publico transbordam em vc. Parabens.

    Olímpio Gomes
    Deputado Estadual (PDT/SP)

    ResponderExcluir
  20. Antonio Tuccilio23/6/13 12:17 AM

    Só não pode mentir, dizendo que as obras da copa não tem dinheiro publico...............

    ResponderExcluir
  21. Nice Helena Nobre29/6/13 12:06 PM

    Perfeito meu amigo. Eu não ouvi o discurso da Dilma, mas dá a impressão que esse povo é uma anta mesmo. E olha que EU NÃO VI e nem ouvi o discurso, mas eu tinha certeza de que as reações eram radicalizadas. São todos uns idiotas. Esperam que ela diga o que "vai lá meu querido e arrebenta tudo porque na democracia temos de respeitar opiniões contrárias?". Oras, me poupem.
    Outro dia quase fui linchada... Defendi o que Ronaldo disse. Ué, Copa do Mundo se faz mesmo com estádio de futebol. É o óbvio ululante. O que as pessoas esperavam ouvir???? Hipocrisia pura.
    Eu leio suas coisas e sempre digo orgulhosa "ele é meu amigo, meu amigo".
    beijos

    Nice Helena Nobre

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)