WhatsApp
(11) 987-135-444

2 de junho de 2013

Efemérides Culturais by @micelli - 2 de junho

  • Comecemos 2 de junho comemorando o aniversário de um dos maiores mestres da literatura universal. Trata-se de francês Donatien Alphonse François de Sade, o Marquês de Sade (1740). Escritor reconhecidamente libertino e sexista, passou boa parte de sua vida preso na Bastilha. Dentre suas obras destaque para "A Filosofia na Alcova", "Contos Libertinos" e "Os 120 Dias de Sodoma", isso sem falar em "Justine", sua personagem presente em boa parte de suas obras.

  • Em 2 de junho de 1904 nascia Tarzan, o "homem-macaco". Ou melhor, nascia o romeno Johnny Weissmuller que imortalizou no cinema, a personagem criada por Edgar Burroughs. Mas antes de Tarzan, Weissmuller foi atleta olímpico e dos bons. Ele conquistou cinco medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928, estabeleceu 67 recordes mundiais de natação e ganhou 52 campeonatos nacionais, sendo considerado um dos melhores nadadores de todos os tempos. Sua imagem está imortalizada na capa do álbum "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (1967), dos Beatles.


  • Mais festa na banda Rolling Stones. Se ontem, dia 1º, foi aniversário de Ron Wood, hoje é o dia do baterista Charlie Watts, que completa ótimos 72 anos. Watts está nos Stones desde sempre e ele é uma espécie de antítese do vocalista Mick Jagger e do guitarrista Keith Richards. Discretíssimo e britânico ao extremo, Watts sempre se apresentou com roupas sóbrias e difere do visual do resto da trupe.


  • Para os devotos do new romantic, Tony Hadley chega aos 53 anos. Não sabe que é? Sabe sim. Ele é o vocalista do grupo Spandau Ballet, uma das bandas mais importantes dos anos 80. É dele a voz que acalanta casais apaixonados em baladas românticas como "True", "Only When You Leave", "How Many Lies" ou "Through The Barricades", entre tantas outras. 


  • Outro britânico que aniversaria hoje é Tim Rice-Oxley (1976). Ele é pianista e baixista da banda Keane. O maior sucesso da banda, uma longa balada ao piano "Everybody's Changing" é composta por Rice-Oxley que já venceu prêmios como melhor compositor em 2005.


  • Mais um aniversariante de hoje é brasileiro. Trata-se de Fabrizio Moretti (1980), que é baterista radicado nos Estados Unidos e pertence à banda The Strokes. Sua batida sincopada no álbum de estreia "Is This It" (2001) foi e permanece como uma das marcas registradas dessa importante banda indie da nova geração.


*********************

Minuto de silêncio para...
  • Bo Diddley, um dos mais importantes compositores e cantores de blues norte-americano, que nos deixou há cinco anos. Considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos, seu estilo inconfundível misturava os primórdios do rock a ritmos caribenhos, com destaque para a rumba.
  • O jornalismo ficou mais pobre há 11 anos, quando Tim Lopes foi assassinado. Na ocasião ele fazia uma reportagem sobre abuso sexual de menores e tráfico de drogas em bailes funk na favela Vila Cruzeiro, bairro da Penha no Rio de Janeiro. Foi sequestrado e levado para a Favela da Grota no Complexo do Alemão por um grupo de traficantes liderados por Elias Maluco, onde foi torturado e morto, após ter sido descoberto com uma microcâmera tentando filmar a venda de drogas no local. Pena é constatar que sua morte, em que pese as autoridades dizerem o contrário, foi em vão...

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)