WhatsApp
(11) 987-135-444

12 de maio de 2013

Em Ourinhos, CCM Iamspe discute renovação de convênio e problemas com a Santa Casa local

Audiência Pública da CCM Iamspe em Ourinhos - 04/05/2013
Clique no álbum e veja mais fotos
Por iniciativa da CM Ourinhos, a Comissão Consultiva Mista do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) realizou no último sábado (4), na Câmara Municipal local, uma audiência pública.

A finalidade do evento foi discutir a renovação do convênio da Santa Casa de Ourinhos com o Iamspe, mas não sobraram críticas ao atendimento prestado pelo hospital aos servidores públicos da região.

A audiência teve início com a manifestação de Enizal Viera, presidente da Comissão Municipal e diretor da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (Aojesp) que falou da importância do encontro e relatou a preocupação dos servidores com o atendimento. Vieira também lembrou que em breve haverá sensível aumento de servidores públicos na região, por conta da construção de um presídio.

Em seguida, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Iamspe, deputado estadual Marcos Martins (PT) fez breve relato de seu trabalho em prol do Instituto e das recentes discussões sobre parcerias público-privadas no Iamspe. Martins destacou o trabalho da CCM Iamspe na defesa do Instituto e afirmou que audiências públicas como a que se realizou em Ourinhos, sempre mantém em pauta a discussão dos anseios dos servidores no trato de sua saúde e de seus dependentes.

O presidente estadual da CCM Iamspe e vice-presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (Assetj), Sylvio Micelli fez um memorial sobre a luta da Comissão Municipal de Ourinhos que, há pelo menos uma década vem lutando, diuturnamente para o estabelecimento de convênios, a ampliação do quadro de médicos em diversas especialidades na região. Também salientou a importância da participação dos servidores no exercício da cidadania, afirmando que o Iamspe precisa de mais recursos e estes só virão por meio de pressão política junto à Assembleia Legislativa paulista.


Municípios reclamam de abandono do Estado e da União

O secretário de Saúde da cidade, André Luís Camargo Mello, compareceu ao evento representando a prefeita Belkis Gonçalves Santos Fernandes (PSDB). Falou que há problemas na Santa Casa, mas reclamou principalmente das tabelas de remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS), que estão defasadas há muitos anos e que isso gera dívidas constantes na instituição de saúde. Também opinou que os municípios são penalizados, pois prestam atendimento, são os responsáveis pelo pagamento e pouco recebem da União ou do Estado.

O vice-presidente da CM Ourinhos, Roberto Bachiega, também pontuou o trabalho da Comissão iniciado em 2004. Falou das carências, da luta e, principalmente, do apoio do município que não pode faltar para o atendimento dos servidores.

Em seguida houve manifestação dos vereadores Inácio José Barbosa Filho (PT) e Alexandre Araújo Dauage (PRB), ambos de Ourinhos que falaram da importância da luta em prol do Iamspe e que se colocaram a disposição dos servidores, inclusive para pressionar seus deputados de contato para a busca de mais recursos para o atendimento médico do servidor na cidade.

O prefeito de Chavantes, Osmar Antunes (DEM), também esteve presente e ratificou as palavras do secretário de Saúde de Ourinhos sobre o abandono que os municípios tem por parte do Estado e da União. Seu discurso foi seguido pelo presidente da Câmara Municipal de Chavantes, Nestor José de Oliveira (PP).


O Iamspe responde

O diretor do Decam (Departamento de Convênios Médicos do Iamspe), Wagner Luiz Mourão Magosso prestou esclarecimentos à plenária falando sobre o convênio da Santa Casa. Afirmou que é necessário credenciamento de laboratório na região para que sobrem mais recursos à Santa Casa para outros atendimentos. Respondeu diversas perguntas de servidores, que também fizeram críticas ao atendimento prestado pela Santa Casa.

A TV Tem, afiliada da Rede Globo na região, cobriu todo o evento, bem como jornais da região.

A presidente da Comissão Regional de Assis, vinculada à CCM Iamspe, professora Cleny de Lourdes Sant’Ana Dias também esteve presente à audiência.


[+] Saiba Mais

A realização de audiências públicas é uma prática constante no trabalho da CCM Iamspe que já fez encontros em dezenas de cidades em todo o estado de São Paulo. A CCM também participa das audiências da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, com o intuito de defender o aumento de recursos para o Iamspe.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (11) 4573-8940 / 8952, pelo e-mail ccm@iamspe.sp.gov.br ou pelo blog da CCM na Internet no endereço http://ccmiamspe.blogspot.com/.

A matéria no Portal G1 pode ser acessada clicando na imagem abaixo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)