WhatsApp
(11) 987-135-444

3 de maio de 2013

Algumas considerações sobre a reabertura do Maracanã

Estádio do Maracanã - Divulgação
por Sylvio Micelli

Como diria o lendário locutor Januário Oliveira, "taí o que você queria". Aliás, taí o que você não queria. É... você... Você que é contra a realização de grandes eventos no Brasil; você que fica agindo no modo "politicamente correto" dizendo que o Brasil não precisa da Copa e das Olimpíadas, mas precisa de estradas, escolas, creches... Sendo que o Brasil precisa de tudo isso, há 500 anos, mas pouca (ou nenhuma) fiscalização é feita por você, que como disse o grande mestre Emir Sader, hoje pela manhã em seu Twitter, faz parte do grupo do "complexo de vira-lata", a eterna expressão do maior dos mestres, Nelson Rodrigues, que também já apontava, mais de meio-século atrás, que "o brasileiro é um narciso às avessas, que cospe na própria imagem".

Como Chico Buarque também já imortalizou que "apesar de você, amanhã há de ser outro dia", o estádio Mário Filho está oficialmente reaberto. Atrasado, eu sei, faltando uma ou outra coisa, mas as noivas também se atrasam no casamento e todo mundo acha que é chique. E as tias dizem que dá sorte.

O maior palco futebolístico do mundo, que tive o prazer de ver jogos e shows de rock, que viu Obdúlio Varella calar mais de 200 mil torcedores em 1950, que viu Pelé marcar seu milésimo gol em 1969 e que viu o Corinthians ser o primeiro campeão do mundo pela Fifa em 2000, está pronto para a Copa das Confederações, para a Copa do Mundo e para mais algumas décadas de Fla X Flu, que o mesmo Nelson Rodrigues já definiu que o clássico "começou 40 minutos antes do nada".

Os saudosistas dirão que está menor, pois adequado às regras da Fifa e de segurança, já não receberá mais de 100 mil pessoas e o tamanho do gramado também foi reduzido. Também dirão e disseram que a rede não é mais aquela que faz chuá e que acolhe a bola em suas entranhas, como a mãe que acaricia seu filho.

Mas tudo isso, pouco importa. O templo sagrado do futebol, e desculpe-me Wembley, está reaberto. E faremos uma baita Copa do Mundo, apesar da turma do contra, do fogo amigo, daqueles que acham que a grama do vizinho é mais verde que a nossa. Se a seleção será campeã, trata-se de uma outra história. Acho que seria com Mano Menezes e acho que não será com Felipão, um ex-técnico em atividade. Mas que o evento será grandioso, trará grana e repercussão mundial ao Brasil, disso não tenho dúvidas e haverá os mesmos acertos e erros de qualquer país que realiza vários eventos dessa magnitude.

**********************

Sobre o jogo de reabertura entre os Amigos do Ronaldo e Amigos do Bebeto, com vitória daqueles por 8 a 5, alguns pontos devem ser observados:

1. Por questões certamente políticas, infelizmente, estivemos privados de ver em campo, ainda que por alguns minutos, os maiores goleadores do Maracanã, que são Zico e Roberto Dinamite;

2. Romário foi outro ausente. Mas o atual parlamentar engrossa o coro dos vira-latas como a querer garantir futuras reeleições. Critica a tudo e a todos. Mas se esqueceu do avião da muamba de 1994, do qual foi o maior protagonista. E também se esqueceu que foi o principal beneficiado no Vasco, nos anos da ditadura de Eurico Miranda. Mas agora virou "santo", até porque o brasileiro é carente de memória;

3. Ver Júnior foi fantástico. Um dos maiores laterais esquerdos do mundo provou que, com quase 60 anos, o dom é inabalável. O mesmo se aplica a Renato Gaúcho;

4. Djalminha, Edilson e até o Roger "chinelinho", se treinarem, jogam em qualquer time da primeira divisão do futebol brasileiro;

5. Foi muito bom ver Mário Jorge Lobo Zagallo de volta ao Maracanã. E nem entro na discussão dos que dizem isso ou aquilo sobre ele e que há técnicos melhores. Sim, há. Mas Zagallo tem quatro copas do mundo. Ninguém tem. E ponto final.

6. Muito legal e histórico ver Washington "Coração Valente", marcando o primeiro gol do "novo" Maracanã. Deus, sempre sabe o que faz, com os seus desígnios misteriosos...

**********************

Viva o Maraca! Viva o futebol!

6 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)