WhatsApp
(11) 987-135-444

21 de abril de 2013

Qual é o coreano que realmente domina o mundo?


por Sylvio Micelli

Enquanto o norte-coreano Kim Jong-un, líder máximo de seu país, ganha as páginas mundiais com suas taras por guerras e armas nucleares, diante da ameaça imperialista de outros tão tarados quanto ele, especialmente os Estados Unidos, é outro coreano que tem dominado o mundo.

Park Jae-Sang, sul-coreano, simplesmente conhecido como PSY, tem dominado o planeta com seus vídeos irônicos e batidas eletrônicas viciantes. PSY  talvez nem saiba, mas ele soube dominar a linguagem da Internet e das redes sociais.

Tudo começou com "Gangnam Style", no ano passado, o vídeo mais assistido na história do YouTube, com mais de 1,5 bilhão de acessos, trinta vezes a população sul-coreana.

Agora, desde a semana passada, o vídeo "Gentleman", mais uma ironia com a dancinha característica do rapper, bate novos recordes. Em uma semana, já são quase 200 milhões de visualizações. Foi o vídeo mais acessado num único dia.

Talvez não tenha o mesmo apelo grudento de seu antecessor, mas PSY dominou o mundo via YouTube, diferentemente de seu "conterrâneo".

Longe de entrar no mérito sobre a qualidade musical de Psy ou das neuras de Jong-un, as Coreias nunca tiveram em tanta evidência, desde a guerra entre ambas, seis décadas atrás.

4 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)