WhatsApp
(11) 987-135-444

14 de fevereiro de 2013

O Almanaque do Santos FC é sua complexa alquimia


por Sylvio Micelli

É muito comum que garotos comecem, ainda na infância/adolescência, a guardar os resultados de seu time de coração. Na era da Internet isso fica até mais fácil. Basta um "Ctrl C + Ctrl V" nas inúmeras fichas técnicas que brotam na Internet e pronto. Eu mesmo, no passado, gostava de anotar em cadernos velhos e pedaços de papel de pão, açougue etc, resultados do Corinthians, informações diversas e acredito que aí tenha iniciado no Jornalismo, ainda nos anos 70.

Mas... compilar dados do seu time na unha, não é tarefa fácil. O professor e amigo Guilherme Nascimento acaba de lançar o Almanaque do Santos FC. Por mais absurdo que pareça, ainda não existia uma obra dessa importância para registrar todos os jogos de Pelé, Clodoaldo, Coutinho, Juary, Giovanni, Robinho e Neymar, apenas para citar alguns dos muitos craques que passaram pela Vila Belmiro.

Guilherme é um professor de Química que há quase três décadas divide a sala de aula para ensinar uma "matéria inglória" e a luta em prol do funcionalismo. E justamente por ser "químico", coube a ele fazer uma verdadeira alquimia.

Como num processo de separação de misturas, o professor começou lá nos anos 70, a compilar todos os dados sobre o seu amado Santos. Com todos os dados em mãos, ele filtrou os mais de 5600 jogos para separá-los em partidas oficiais, tipos de campeonato e todas as informações necessárias para uma boa ficha técnica. Uniformizou os dados, destilou as incongruências, fez evaporar boa parte das dúvidas e entrega, no Centenário do Clube da Vila, um material decantado para a alegria dos santistas e para todos os amantes do futebol.

Foi um grande quebra-cabeça preenchido peça por peça e trata-se de um trabalho que já nasce célebre, fruto do esforço de um cara predestinado que transformou as "meras" anotações de um adolescente num livro para a posteridade.

Num país que não preserva a memória, um lançamento como este deve ser motivo de elogios e aí pouco importa o time que se torce. Ao resgatar e eternizar a história do Santos Futebol Clube, Guilherme Nascimento dá uma grande contribuição à memória do futebol brasileiro e mundial.

O livro foi lançado em 28 de janeiro na Vila Belmiro e será lançado oficialmente em São Paulo na próxima segunda, dia 18 de fevereiro, às 19 horas na FNAC Paulista. Compareça!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)