WhatsApp
(11) 987-135-444

27 de fevereiro de 2013

Kevin Espada, Luís Fabiano, Luís Choy e o "policialzinho cocaleiro"

Reprodução
por Sylvio Micelli

A morte de Kevin Espada, durante o jogo San José X Corinthians, pela primeira rodada da Libertadores continua rendendo frutos - bons ou maus - dependendo do ponto de vista.

Hoje, o centroavante Luís Fabiano, do São Paulo Futebol Clube, afirmou que a punição ao Corinthians era correta e ainda pediu mais organização na Libertadores. Com todo o respeito ao São Paulo e aos seus torcedores, Luís Fabiano deveria ter, primeiro, ficado quieto pois faltou com a ética profissional em relação aos seus colegas do clube adversário. Segundo, porque se trata de um imbecil. Nem de longe ele serve de exemplo para qualquer coisa e perdeu uma enorme oportunidade de ficar calado. Além de seu caráter duvidoso e encrenqueiro e além da sua bola limitada, ele deveria primeiro questionar seu próprio clube e a Conmebol sobre a final da Sulamericana no ano passado. Se a declaração fosse dada por Darío Pereyra, Pablo Forlán ou Oscar vá lá, apesar de ainda achar que cada um com os seus problemas, mas "Fabuloso" (sic)... vá cuidar da sua vida!

Quero também, antes de mais nada, dizer que tenho profundo respeito aos policiais, quaisquer que sejam suas origens e tenho muitos amigos na área. Mas ainda não li nada sobre uma real punição ao chefe de polícia de Oruro ou a quem comandava a segurança no estádio Jesús Bermúdez. Alguns jornais bolivianos até questionaram seus policiais de forma meio tímida. Eu leio os noticiários e vejo muito "policialzinho cocaleiro" pagando de "otoridade", mas e aí, doutora Abigail Saba, delegada do caso... ninguém vai ser punido, não? A senhora se mostra muito hábil, duvidando até do rapaz de dezessete anos que afirmou ter lançado o sinalizador, o que é um direito seu, mas aí em sua delegacia tem gente com a ficha (para não dizer outra coisa) suja! Se entrou algum artefato pirotécnico indevido é culpa da falta de segurança no estádio e parece-me que a Conmebol não vetou o local para as próximas partidas do San José. Doutora Abigail, de duas, uma: ou seus policiais são corruptos ou inaptos! Cadeia, neles!!! Os torcedores do Corinthians são culpados? São. Mas não são os únicos.

Por fim, você me pergunta: e quem é esse "tal" de Luís Choy. Pois bem. No sábado, dia 23, o ainda jovem Choy, com 34 anos, também da chamada América Andina mas peruano, foi assassinado na porta de sua casa em Lima, capital do país. Choy era repórter fotográfico e um dos mais sérios profissionais no combate à violência em seu país. Suspeitou-se, no início, de latrocínio, mas nada foi levado da vítima.

Mas você, certamente, nada saberá de Luís Choy. Ele não terá a grande mídia, exceto a especializada e ninguém defenderá penas severas ou drásticas em relação à sua morte.

Ele e Kevin tem as mesmas origens étnicas, mas isso pouco importa quando se quer julgar apenas uma parte da questão.

1 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)