WhatsApp
(11) 987-135-444

7 de fevereiro de 2013

Efemérides Culturais by @micelli - 7 de fevereiro

7 de fevereiro... Hoje não há músicos aniversariantes, mas há muitos escritores.

Obra de Caribé na enttrada da Assembleia Legislativa da Bahia - Reprodução
São eles: Thomas More (1478), autor do célebre "Utopia" e criador de frases clássicas como "Sê o que quiseres, mas procura sê-lo totalmente" e "A propriedade privada é a essência das mazelas do homem, que deveria subordinar os interesses individuais aos coletivos".

Também da Inglaterra vem Charles Dickens (1812). Entre os seus maiores clássicos estão "David Copperfield" e "Oliver Twist". Deixou de legado frases importantes como "Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender" e "O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas não vai".

O autor norte-americano Gay Talese também nasceu hoje (1932) e está vivo. Um dos maiores jornalistas contemporâneos, Talese definiu as bases do jornalismo literário, conhecido como "new journalism" nos anos 60 escrevendo para o jornal "The New York Times" e a revista "Esquire". Controvertido cunhou frases como "Os homossexuais tem uma vida muito mais divertida que os héteros. Um homossexual de 50 anos pode ter três amantes por semana e aproveitar noitadas e viagens como um adolescente. Um hétero da mesma idade tem de agir como um senhor respeitável, preocupado com negócios, que tem uma única parceira". Crítico em relação à mídia atual, já alfinetou "O jornalismo está se tornando preguiçoso".

Por fim, há dois argentinos que se tornaram brasileiros por naturalização e são muito reconhecidos e queridos por aqui.

Um é Caribé, grande artista, pintor, muralista, nascido em 1911 em Lanús. Um de seus mais famosos monumentos está na entrada da Assembleia Legislativa da Bahia, estado que escolheu viver e morrer.

O outro é o cineasta Hector Babenco, nascido em 1946 em Mar del Plata. Dirigiu vários filmes com destaque para "Lúcio Flávio, o passageiro da agonia" (1977), "Pixote, a lei do mais fraco" (1980) e "Carandiru" (2003). Seu maior sucesso e que rendeu indicação ao Oscar de melhor diretor foi "O Beijo da Mulher-Aranha (1984)". Assista "Carandiru" na íntegra.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)