WhatsApp
(11) 987-135-444

3 de janeiro de 2013

Primeiro presidente da CCM Iamspe é homenageado na Câmara Paulistana

Foto: Renatto de Sousa - Agência Câmara SP de Notícias
por Sylvio Micelli / CCM Iamspe (*)

Em cerimônia realizada em dezembro passado, Décio Grisi, primeiro presidente da Comissão Consultiva Mista do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (CCM Iamspe) foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo.

O professor, com 94 anos, é o único vereador vivo da Legislatura de 1948 e ele foi prestigiado durante o lançamento do livro "São Paulo na Tribuna: Primeira Legislatura", que recorda a atuação dos primeiros vereadores da cidade de São Paulo, eleitos em 1947. Organizado pelo jornalista e pesquisador Luiz Casadei, com apoio da professora Carla Reis Longhi, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), o livro relembra leis, projetos, tramitações, discussões, histórias e fotos dos vereadores e da antiga sede da Câmara, o Palacete Prates.

O professor Décio Grisi, então com 29 anos, fazia parte da chamada tropa juvenil. "Foi muito atuante e participava dos chamados comandos da madrugada. Após os expedientes na Câmara, costumava ir até os bairros mais distantes da cidade com o objetivo de escutar os anseios das populações mais carentes", afirmou José D’Amico Bauab, um dos autores do livro e pesquisador do Centro de Memória Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Bauab destaca, ainda, a atuação de vereadores que ficaram para a história. "Tivemos grandes nomes como Marrey Junior, Jânio Quadros e Cândido Sampaio".

De acordo com o pesquisador, como o período foi marcado pelo processo de redemocratização, ao final da ditadura Vargas, os vereadores "assumiram confiantes por tempos melhores para a democracia brasileira".

O livro também traz à tona um fato que marcou a política da época, classificado por Bauab como "carnificina político eleitoral". Ele explica que 15 vereadores tidos como comunistas, eleitos em 1947 pelo Partido Social Trabalhista, tiveram seus registros de candidatura cassados às vésperas da posse. "Eles acordaram em 1º de janeiro de 1948 sem seus mandatos", destacou o pesquisador.

(*) Com informações da Agência Câmara SP de Notícias

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)