WhatsApp
(11) 987-135-444

20 de janeiro de 2013

Paulistinha é o cacete! É Paulistão! E um baita Paulistão!

por Sylvio Micelli

Todo início de temporada no Brasil é sempre a mesma lorota. Parte da mídia e da chamada "opinião pública" vocifera contra os campeonatos estaduais de futebol. Outro dia, no rádio, ouvi um "entendido" falar que os estaduais deveriam ser extintos porque na Espanha, França, Inglaterra etc não tem torneios estaduais.

Ei, sua anta! (perdoem-me as antas pela ofensa!) Estes países que você citou não tem a dimensão territorial que o Brasil tem. Simples assim. Acho que você fugiu das aulas de geografia.

Saibam todos que longe do glamour e da grana de Neymar, Pato, Barcos ou Luís Fabiano, tem muito cidadão honesto que sustentou e sustenta a família jogando bola por esse mundão de Brasil.


Um Paulistão top de linha

O Campeonato Paulista que começou neste final de semana tem tudo para ser um dos mais disputados dos últimos anos.

Primeiro que ele "só" tem o atual Bicampeão Mundial e da Libertadores (Corinthians), o atual campeão da Sulamericana (São Paulo), o atual campeão da Copa do Brasil (Palmeiras) e o atual campeão da Recopa (Santos). "Só" isso.

Segundo porque os times mantiveram boa parte de seus elencos e ainda se reforçaram. Teremos grandes jogadores em campo disputando o principal campeonato regional do Brasil.

Terceiro porque sempre o Interior apronta com suas equipes tradicionais ou com aquele clube que resolve fazer a melhor campanha da sua história.


O formato ainda é um problema

Já escrevi em outros anos e repito: acho que o melhor formato dos regionais é o Carioca. Mais enxuto, com grandes clássicos semana sim, semana não, é um modelo atraente que deveria ser seguido por todos. Mas o tal do bairrismo paulista (coisa besta!) não vai admitir que o campeonato do amado Rio de Janeiro seja melhor.

Há ainda os críticos que dizem que o campeonato serve apenas para empresários mostrarem seus jogadores. Santa hipocrisia, Batman... Todo mundo está na vitrine. Uns buscam a Europa, outros buscam o Jardim Europa e segue o jogo!

Seja como for, o Paulistão já começou e que vença o melhor. E que esse melhor, sem dúvida, seja o Sport Club Corinthians Paulista, minha paixão!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)