WhatsApp
(11) 987-135-444

7 de setembro de 2012

Rádio, um jovem de 90 anos

por Sylvio Micelli

Neste 7 de setembro, comemora-se o 90º aniversário da primeira transmissão radiofônica no Brasil. Isso ocorreu lá no Morro do Corcovado, no querido Rio de Janeiro, quando o então presidente Epitácio Pessoa discursou pelo centenário da Independência do Brasil em 1922.

Em nove décadas, o meio de comunicação simples e barato e que atinge milhões de brasileiros, passou por diversas transformações. Das rádio-novelas às emissoras customizadas foi um longo percurso que passou pelo entretenimento, informação, humor, esporte e consolidou-se como o grande instrumento de prestação de serviços.

Sua morte foi decretada duas vezes. Primeiro, nos anos 60, com o advento da televisão, após três décadas de apogeu (entre 1930 e 1955) e depois já no final do século passado, quando a Internet criou um novo paradigma de comunicação.

O rádio, porém, não morreu. Não só se fortaleceu, como se adaptou às novas tecnologias e permanece como o meio de comunicação mais ágil e mais barato a unir o Brasil de norte a sul.

Eu sou fã incondicional de rádio. Ligo quando acordo e só desligo quando coloco os ossos para descansar. Notícias, debates, futebol e muita música é tudo o que o rádio propicia a mim ao longo do dia. Além de permitir que eu não tenha que ficar sentado para ver algo de qualidade duvidosa, como ocorre com a TV.

Vida longa ao rádio, a caminho de um centenário. Parabéns a todos os profissionais e grandes gênios que fizeram a grandeza do rádio no Brasil!

Ouça abaixo o programa "A Música do Dia" da Rádio Câmara, com apresentação de Luiz Cláudio Canuto, que traz as vozes de Edgard Roquette-Pinto e Renato Murce, dois dos mais importantes personagens da implantação do rádio no Brasil

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)