WhatsApp
(11) 987-135-444

28 de julho de 2012

Welcome to #London2012

Foto: Marcelo Pereira/Terra
por Sylvio Micelli

Com pompa e circunstância, bem ao gosto da Rainha, Londres deu um show na abertura da trigésima edição dos Jogos Olímpicos, da chamada era moderna.

Parto do princípio que não se deve comparar aberturas ou encerramentos, pelo simples fato de que cada sede vai contar sua história aos olhos do mundo. Portanto, não há como criar uma regra de concorrência para determinar qual é a mais bela ou mais histórica ou, quiçá, mais representativa.

Misha, na então União Soviética,
emocionou o mundo em 1980 - Reprodução
Há, óbvio, momentos célebres como a despedida do ursinho Misha em Moscou (1980), mas no geral, cerimônias desse tipo devem ser encaradas como uma aula de história e nacionalismo em êxtase.

E foi isso que Londres mostrou. Apesar da cansativa cerimônia de quatro horas, pudemos observar a importância londrina no contexto histórico desde sua fase rural até a Revolução Industrial, chegando aos dias de hoje. Tudo muito bem feito e sincronizado, bem ao gosto da pontualidade britânica. Tudo com música de excelente qualidade que o Reino Unido brinda o mundo há décadas.


Ponto alto?

Fica difícil destacar momentos belos na abertura dos jogos londrinos, pois foi tudo perfeito. Mas... por gosto bem pessoal, a parte mais emocionante foi a jovem e fantástica banda Arctic Monkeys tocando "Come Together" dos Beatles, enquanto ciclistas imitando pássaros circulavam pelo estádio olímpico, até um deles "voar" literalmente.

Arctic Monkeys em ação na abertura dos Jogos - Foto: DailyMail
O velho é bom Macca é outra história. Sir James Paul McCartney é uma lenda vida. E lendas não precisam comentários, nem tampouco explicações... mesmo quando o refrão da óbvia "Hey Jude" é repetido a exaustão.

Parabéns, Londres! E que daqui a quatro anos, o querido Rio de Janeiro possa contar tão bem sua história para o mundo ver. Material farto para isso há, sem nenhuma dúvida.

A conferir!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)