WhatsApp
(11) 987-135-444

12 de julho de 2012

Seminário da Fespesp discute Orçamento, Previdência e Formação de Servidores

XI Seminário da FESPESP – 26 e 27/06/2012

por Sylvio Micelli / FESPESP

Em comemoração aos seus 60 anos de fundação, a Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fespesp) realizou, nos dias 26 e 27 de junho, o "XI Seminário 2012 – Serviço Público e Servidor". O evento aconteceu na sede da Associação dos Professores Aposentados do Magistério Público do Estado de São Paulo (Apampesp) e trouxe importantes palestras sobre Orçamento Estadual, Previdência Pública e Complementar, Formação do Servidor, Associativismo e Sindicalismo.

No primeiro dia do evento, após a abertura oficial feita por José Gozze, presidente da Fespesp, Antonio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP) discorreu sobre o tema "Orçamento Estadual e Servidor". A mesa foi mediada por Rita Amadio Ferraro, presidente da Associação dos Funcionários da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Afalesp).

Tuccilio destacou a importância de que os representantes saibam prazos, normas e meandros da peça orçamentária para que não realizem um trabalho em vão. Ele apresentou um guia, recém publicado pela CNSP com o apoio da Fundap, que explica de forma didática, prazos, normas e formas de participação nos orçamentos de governo, em quaisquer instâncias.

O presidente da CNSP voltou a criticar o pretenso déficit que existe na Previdência ressaltando que os líderes de entidades precisam estar municiados de informação para combater notícias distorcidas na mídia.


O segundo painel do dia trouxe discussões sobre o tema "Previdência Pública e Complementar". Sob a mediação do professor Guilherme Coelho de Souza Nascimento, presidente do Centro Associativo dos Profissionais de Ensino do Estado de São Paulo (Capesp), Patrícia Sales de Oliveira Costa, diretora de Relacionamento Institucional da Fundação de Previdência Complementar do Estado de São Paulo (SP-PREVCOM) relatou, sob a ótica da administração pública, a necessidade de ter sido instituído um Fundo Complementar de Previdência, tanto em âmbito federal como estadual.

Sua palestra gerou muito debate, porque a questão previdenciária foi objeto de críticas por parte dos representantes. O presidente da Fespesp, por exemplo, destacou que o servidor foi punido pela inconsequência de diversos governos, que não souberam gerir a previdência do funcionalismo ao longo das décadas.


No segundo dia do seminário, Pedro Anibal Drago, coordenador do Curso de Legislação de Recursos Humanos em EaD da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) apresentou o painel "Formação do Servidor", que foi mediado por Gaspar Bissolotti Neto, presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale).

Drago destacou a necessidade de constante atualização dos servidores públicos e dos gestores em geral, sempre buscando a melhoria na qualidade e a ampliação da prestação dos serviços públicos.

Ao final foi feita uma mesa redonda com todos os participantes para destacar questões que envolvem as entidades associativas e o seu trabalho de representatividade, diante de possíveis mudanças inseridas na chamada Reforma Sindical.

Transmissão pela TV

A Fespesp gravou o evento que será objeto de três edições do programa "Cidadania & Serviço Público", nos dias 22 e 29 de julho e 5 de agosto. Além dos melhores momentos do evento, você poderá conferir os paineis discutidos no seminário.

A Fespesp, procurando oferecer mais recursos às entidades filiadas apresenta, semanalmente, um programa de TV. O "Cidadania & Serviço Público" vai ao ar todos os domingos às 9 da noite, pela TV Aberta (ex-Canal Comunitário de São Paulo). Está no ar, ininterruptamente, desde 10 de janeiro de 1999, há 13 anos, portanto, sempre discutindo todos os assuntos que interessam à defesa do Cidadão e do Servidor Público. Traz à tona importantes temas de cidadania, sempre na luta pela boa prestação dos serviços públicos. O acesso é feito pelos canais 9 (Net) e 72 / 186 (TVA). É produzido pelo jornalista Sylvio Micelli, diretor de Imprensa da Fespesp. O noticiário é apresentado pelo também jornalista Antonio Carlos Duarte Moreira, secretário geral da Federação. O programa tem a direção geral e a apresentação de José Gozze, presidente da Fespesp.

O programa pode também ser assistido, em tempo real, no site da TV Aberta no link http://www.tvaberta.tv.br/pages/webtv.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)