WhatsApp
(11) 987-135-444

8 de julho de 2012

Para o Corinthians, o Brasileirão "começa" hoje. E contra uma "carne de pescoço"

por Sylvio Micelli

O jogo é válido pela oitava rodada, o Corinthians ainda tem uma partida a menos para disputar (contra o Botafogo no meio de semana) e, para completar, o Timão ainda comemora o campeonato invicto da Libertadores, conquistado na última quarta-feira. Tudo isso para relatar que o Sport Club Corinthians Paulista entra em campo, logo mais em Pernambuco, contra o Sport Club do Recife, em jogo no final do domingão.

Ainda na zona do rebaixamento do Brasileirão, mas já com a classificação assegurada para a Libertadores de 2013, o time que vem a campo logo mais é composto apenas por reservas. Nem mesmo Tite viajou para Recife e todos tiram merecida folga neste final de semana.

Não se pode, portanto, esperar nada da equipe no jogo de hoje já que, em nível mental e emocional, o Brasileirão começa agora para o Corinthians. Ao Timão, o Campeonato Brasileiro só tem um interesse: o título para chegar ao hexacampeonato. A distância do time, em relação ao Atlético Mineiro (atual líder) é de 12 pontos. É possível brigar. Só precisa saber se o elenco se empenhará para isso. A história tem mostrado que equipes que vencem a Libertadores ou a Copa do Brasil e garantem a vaga no torneio sulamericano do ano seguinte, geralmente atravessam pelo campeonato nacional, apenas para fazer número.


Ontem

Corinthians e Sport já se enfrentaram 30 vezes, numa história iniciada em 12 de maio de 1954, com vitória do Sport por 2 a 0. Não é fácil encarar o time pernambucano. O Timão leva desvantagem no confronto. Vencemos nove vezes, contra 13 do adversário. Houve, ainda, oito empates.

Nesses 57 anos, o Timão fez 34 gols e sofreu 43.

Contra o Sport, jogando na Ilha do Retiro, foram 18 jogos: quatro vitórias do Corinthians, quatro empates e 10 derrotas. O Timão fez 16 gols e sofreu 28 gols.

O Timão fez outros jogos contra equipes pernambucanas no mesmo estádio. A primeira partida disputada pelo Corinthians na Ilha do Retiro aconteceu no dia 6 de maio de 1954 em uma vitória de 3 a 0 contra o América-PE. Ao todo, foram 28 partidas na Ilha, com 10 vitórias alvinegras, sete empates e 11 derrotas para as equipes que jogaram como mandantes (Náutico, Santa Cruz, América-PE, São Paulo e Sport).

Corinthians e Sport já decidiram uma Copa do Brasil. Foi em 2008 e o time pernambucano sagrou-se campeão. Na primeira partida decisiva, o Corinthians chegou a abrir três gols de diferença com Dentinho, Herrera e Acosta. Mas o gol qualificado de Enílton no final da partida aumentou as chances do Sport. Na volta, o time de Recife jogando em casa venceu por 2 a 0, gols de Carlinhos Bala e Luciano Henrique e Pernambuco viu seu único campeão no torneio até aqui.

Os mais recentes encontros de ambas as equipes em campeonatos brasileiros foi em 2009 com uma vitória para cada lado. O Corinthians venceu por 4 a 3 no Pacaembu, em 17 de julho, com gols de Moradei, Cristian e dois de Ronaldo. Vandinho por duas vezes e Fabiano marcaram para o Sport. O Timão venceu de virada.

Na Ilha do Retiro, o adversário fez 2 a 0, gols de Arce e Wilson, em 18 de outubro de 2009.


Hoje

Trio carioca comanda o duelo de logo mais. O jogo será apitado por Pericles Bassols Pegado Cortez. Os assistentes serão Jackson L. Massarra dos Santos e Rodrigo F. Henrique Correa. O quarto árbitro será o pernambucano Sebastião Rufino Ribeiro Filho.

O Timão reserva que "começa" o Brasileirão hoje vem a campo com: Julio Cesar; Welder, Wallace, Paulo André e Ramon; Ramirez, Marquinhos, Willian Arão, Douglas; Liédson e Romarinho. A equipe será comandada pelos auxiliares Cleber Xavier e Geraldo Delamore.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)