WhatsApp
(11) 987-135-444

27 de junho de 2012

Os 60 anos da Fespesp

por Sylvio Micelli, diretor de Imprensa da Fespesp

O ano de 1952 representa um período de efervescência política no Brasil. Com Getúlio Vargas reconduzido à presidência da República pelo sufrágio popular e com a eleição de Lucas Nogueira Garcez para o governo do estado de São Paulo, o Brasil busca retomar um período oxigenado de democracia.

Dois anos antes, em janeiro de 1950, José de Araújo Luso Júnior era eleito presidente da Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (Afpesp) e foi sob o seu trabalho e daqueles que o cercava, que o ano de 1952 ficaria marcado na história do Funcionalismo Público paulista: o trabalho pela criação do Damspe, atual Iamspe, Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual, que também chegará aos 60 anos no próximo dia 28 de outubro, e pela fundação da Federação das Entidades de Servidores Públicos do Estado de São Paulo (Fespesp).

O período político subsequente, porém, trouxe grande instabilidade a partir da morte de Vargas, e culminou, uma década mais tarde, com o golpe militar ocorrido no Brasil e que perdurou entre 1964 e 1985.

A Fespesp foi concebida, seis décadas atrás, para congregar as diversas representações de servidores que já existiam à época. A ideia, sem nenhuma dúvida, era fortalecer o laço associativo, marca indelével do trabalho da Fespesp até hoje e, consequentemente, ter mais poder político na defesa dos assuntos afeitos às diversas categorias do funcionalismo.

Nesses 60 anos, a Fespesp notabilizou-se por ser uma entidade federativa de segundo grau, a congregar as entidades associativas representativas de servidores estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Em seu quadro de associações filiadas hoje, a Fespesp conta com mais de vinte entidades que juntas, representam cerca de 500 mil servidores em todo o estado de São Paulo.

A Fespesp realiza importante trabalho de representação de suas entidades filiadas, especialmente em demandas políticas e judiciais, além de manter, há 13 anos, o programa de TV "Cidadania & Serviço Público" na TV Aberta de São Paulo, que em quase 700 edições transformou-se num fórum permanente de discussões de assuntos que interessam aos servidores públicos e ao cidadão em geral.

Ao longo de sua história, a Fespesp tem participado de todas as lutas do funcionalismo. Rompeu fronteiras. Não age mais circunscrita ao seu estado de origem. Há muitos anos tem realizado seu trabalho em âmbito nacional.

Não se omitir das lutas do funcionalismo, enfim, é a meta constante de seus diretores e representantes em geral, conforme define o filósofo alemão Nietzsche, num dos seus mais brilhantes ensinamentos: “Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos“.

Parabéns à Fespesp e que ela possa permanecer, ao longo das próximas décadas, sempre em defesa de tudo aquilo que interessa a você, Cidadão, a você, Servidor!

Muito obrigado!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)