WhatsApp
(11) 987-135-444

17 de junho de 2012

Corinthians e reservas contra a Ponte. Mas a alma está em outro lugar

por Sylvio Micelli

Pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Sport Club Corinthians Paulista entra em campo, logo mais em Campinas, contra uma velha conhecida: a Associação Atlética Ponte Preta. Mesmo na lanterna do Brasileirão com apenas um ponto marcado, Tite vem a campo com reservas, porque é inegável que o espírito e a alma corinthianos estão na decisão de quarta na Libertadores, quando o empate contra o Santos porá o time na sua primeira final da competição sulamericana.

Resta-nos ter paciência, aguardar um resultado menos ruim possível, porque por mais que se diga o contrário, tudo mundo só pensa "naquilo".


Ontem

Corinthians e Ponte Preta tem grandes jogos na história, principalmente a decisão do Paulistão de 1977, quando em 13 de outubro daquele ano, Basílio fez 1 a 0 e tirou o Timão da fila que durava quase 23 anos. Nova decisão do Campeonato Paulista colocou Corinthians e Ponte, frente a frente em 1979, mas a decisão aconteceu só em 1980 por uma intervenção direta de Vicente Matheus, presidente do Corinthians à época, que se negou a por o time em campo numa rodada dupla que envolveria os jogos Corinthians X Ponte Preta e Palmeiras X Guarani. Discussões a parte, em 10 de fevereiro de 1980, Palhinha e Sócrates fizeram 2 a 0 e deram mais um Paulistão ao seu maior vencedor.

Ponte e Corinthians tem uma longa história numa partida que já é disputada há mais de um século. Tudo começou em 17 de setembro de 1911. Um jogo amistoso aconteceu na praça Pedro II, centro de Campinas, aonde o Timão venceu por 1 a 0. Apesar das partidas históricas e memoráveis, o Corinthians tem ampla vantagem no duelo. São 127 partidas, com 74 vitórias, 30 empates e 23 derrotas. O Timão marcou 239 gols e sofreu 128.

Jogando em Moisés Lucarelli, o retrospecto também nos é favorável. De 1948 para cá foram 53 confrontos, com 24 vitórias do Timão, 16 empates, 13 derrotas com 85 gols pró e 65 contra.

A última vez que ambos se encontraram em competições nacionais foi na disputa da série B, quatro anos atrás. No primeiro turno, em Campinas, um empate em 1 a 1. Herrera marcou para o Corinthians e Danilo Neco empatou a partida. Foi o primeiro jogo que o Timão não venceu na série B, após seis vitórias seguidas. No segundo turno, no Pacaembu, resultado tranquilo de 3 a 0 gols de Chicão, Morais e Douglas.


Hoje

Pelo Campeonato Paulista 2012, menos de dois meses atrás, a Ponte Preta foi a responsável pela eliminação do Corinthians que havia terminado a fase de classificação em primeiro lugar. Mesmo com a oitava campanha, a Macaca derrotou o Corinthians por 3 a 2 em pleno Pacaembu em jogo único pelas quartas de final. A partida ficou marcada pelas falhas do goleiro corinthiano Julio Cesar em dois gols. William Magrão, Roger e Rodrigo Pimpão marcaram para os campineiros. Willian e Alex marcaram para o Corinthians.


Curiosamente na fase de classificação, pela última rodada e exatamente uma semana antes, a Ponte foi derrotada pelo time reserva do Corinthians por 2 a 1. O resultado garantiu a liderança do time de Parque São Jorge e a Ponte caiu da sétima para a oitava posição, o que fez com que o duelo fosse "repetido" nas quartas de final já na semana seguinte. Neste jogo, em Campinas, Chicão e Welder abriram dois gols de vantagem para o Timão e Renato Cajá, no finzinho do jogo, descontou para a Ponte Preta.

O árbitro da partida será Wilson Luiz Seneme. Os assistentes Emerson Augusto de Carvalho e Rogério Pablos Zanardo completam o trio de arbitragem. O quarto árbitro será Rodrigo Guarizo F. do Amaral.

Tite vem a campo com os reservas e, por ironia do destino, graças ao rodízio que o treinador vem fazendo com os goleiros reservas, Julio Cesar encara o time que foi o responsável pela perda de sua titularidade. O time será Julio Cesar; Welder, Antônio Carlos, Wallace e Ramon; Willian Arão, Marquinhos, Ramírez e Douglas; Willian e Elton.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)