WhatsApp
(11) 987-135-444

27 de maio de 2012

Contra o Galo em Minas, Corinthians vem (quase) completo

por Sylvio Micelli

Logo mais, pela segunda rodada do Brasileirão 2012, o Sport Club Corinthians Paulista - o mais amado e odiado clube do planeta - entra em campo no estádio Independência, em Belo Horizonte. O adversário será o Clube Atlético Mineiro.

Depois da derrota na abertura do campeonato para o Fluminense, Tite poderá contar com a maioria dos titulares para o jogo contra os mineiros, mas haverá três baixas. Paulinho, Jorge Henrique e Emerson, com problemas musculares serão poupados.

Como as semifinais da Libertadores só acontecem no dia 13 de junho, o Corinthians deve entrar com sua melhor força hoje e no jogo contra o Figueirense, daqui dez dias. Não haverá rodada no próximo final de semana devido a amistosos da seleção brasileira.

Perder do Galo não é o fim do mundo, mas joga uma pressão desnecessária à equipe, logo no começo da competição.


Ontem

O primeiro encontro entre Corinthians e Atlético Mineiro aconteceu em 30 de maio de 1929, com vitória mineira por 4 a 2, no estádio Presidente Antonio Carlos, em Belo Horizonte. Já na segunda disputa, realizada em 12 de outubro do mesmo ano, foi registrada a maior goleada entre as duas equipes. O amistoso, que marcou a inauguração do busto de Neco no Parque São Jorge, terminou com vitória corinthiana por 11 a 2. Os gols foram marcados por De Maria, Rato, Neco (2), Gambinha e Filó (3).

Nos 82 jogos disputados em quase 83 anos, o Timão leva vantagem. São 33 vitórias, 23 empates e 26 derrotas. O Corinthians marcou 127 gols e sofreu 113.

O Corinthians leva desvantagem contra o Galo jogando no Independência, aonde nunca venceu. Foram quatro partidas com dois empates e duas derrotas. A última partida no local aconteceu há 52 anos, em um amistoso estadual preparatório para a temporada, e o placar foi de 1 a 1, com gol corintiano marcado por Zague. Contra outros times mineiros, o Corinthians já atuou outras nove vezes, sendo quatro vitórias, dois empates e três derrotas.

Corinthians e Atlético Mineiro já fizeram 48 jogos em campeonatos brasileiros. O retrospecto é novamente favorável ao Timão, que soma 22 vitórias, 12 empates e 14 derrotas.

Em 1999, Corinthians e Galo fizeram a final da competição. Na série melhor de três partidas, o Timão, que havia terminado a primeira fase na liderança, perdeu o primeiro confronto por 3 a 2, em Belo Horizonte; venceu o segundo por 2 a 0, em São Paulo; e empatou o terceiro em 0 a 0, novamente na capital paulista. Os resultados deram ao alvinegro paulista o seu terceiro título nacional da Série A e o primeiro bicampeonato, já que o Corinthians havia se sagrado campeão em 1998, curiosamente contra outro mineiro - o Cruzeiro.

Os últimos dois jogos aconteceram no ano passado. Ambos foram pelo Brasileirão e o Timão venceu os dois confrontos. No primeiro turno, em 17 de agosto, vitória por 3 a 2, de virada, em Ipatinga-MG. Os gols foram marcados por Emerson, Liédson e Alex, depois de Dudu Cearense e Guilherme terem feito 2 a 0 para os mineiros.

No returno, no dia 20 de novembro, vitória importante e decisiva para o pentacampeonato corinthiano. Liédson e Adriano balançaram as redes na vitória por 2 a 1, novamente de virada, e mantiveram o Timão na liderança da competição. Leonardo Silva abriu o placar para os mineiros. Foi neste jogo que Adriano fez o primeiro gol pelo Corinthians, no finalzinho da partida, aos 43 minutos do segundo tempo.


Hoje

Teremos trio goiano para este jogo. Wilton Pereira Sampaio apita, sendo auxiliado por Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence. O quarto árbitro será Renato Cardoso da Conceição e os árbitros assistentes adicionais serão Pablo dos Santos Alves e Devarly Lira do Rosario. O delegado especial será José Eugênio.

O provável Corinthians, que buscará a primeira vitória no Brasileirão, terá a seguinte escalação: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Willian Arão, Danilo e Alex; Willian e Elton.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)