WhatsApp
(11) 987-135-444

5 de abril de 2012

A sacola plástica dos supermercados e o desrespeito ao consumidor

por Sylvio Micelli


Desde esta quarta, 4 de abril, os supermercados de São Paulo não mais fornecem sácolas plásticas, fruto de um acordo espúrio que envolveu a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e os governantes de plantão, quaisquer que sejam os níveis de governo. Pior de tudo, é que a medida contou com a complacência do Procon e do Ministério Público, órgãos que, ao menos em tese, deveriam defender o cidadão.

Desta forma, eu e você estamos obrigados agora a levar as tais sacolas reutilizáveis ou carregar em caixas, na mão... Ou seja, que a gente se dane porque eles não estão nem aí. Ou você acha que o prefeito de São Paulo ou o governador fazem compras em supermercados?

Sob a falsa premissa de que abolir o uso das sacolas plásticas é benéfica ao ambiente, o consumidor é mais uma vez desrespeitado, vilipendiado em seu direito básico de receber uma sacola, de forma gratuita, pelas compras que faz e que, certamente, já pagou pelo preço da sacola embutido no custo total de sua compra.

Eu, por exemplo, odeio supermercado. Vou porque alguém deve fazer o serviço sujo e aqui em casa, as compras são feitas quinzenal ou mensalmente. Fico imaginando quantas sacolas devo levar para carregar uma compra razoavelmente grande. Ou seja, é piada. E de extremo mau gosto.

Querem preservar o ambiente? Voltemos com as garrafas de vidro nos refrigerantes e no leite ou com as latas de óleo, margarina e manteiga. Querem preservar o ambiente? Multem efetivamente as indústrias poluidoras e fechem-nas se elas insistirem no erro. Querem preservar o ambiente? Até utilizem sacolas recicláveis e retornáveis, mas forneçam isso gratuitamente ao consumidor! Assumam os custos! Arrumem patrocínio! Virem-se!

Mas não coloquem nas minhas costas, uma responsabilidade que é de todos!

Para quem defende a ideia e afirma que na Europa isso já é feito há muito tempo, um aviso: aqui não é a Europa, meu caros, infelizmente. São histórias diferentes, culturas diferentes, políticos diferentes, povo diferente.

Por isso que lá, tudo é tão diferente...




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)