WhatsApp
(11) 987-135-444

7 de março de 2012

Hoje tem Corinthians na Libertadores! Ai, “Gezuis”!!!!!!

por Sylvio Micelli

O volante Ralf, nosso "salvador" na Venezuela
Logo mais, no glorioso Pacaembu, o Sport Club Corinthians Paulista faz sua estreia em casa na Copa Santander Libertadores. O adversário será o Club Nacional do Paraguay, considerado o time mais fraco do grupo, que ainda tem o Deportivo Táchira (VEN) e o Cruz Azul (MEX).

Ao Corinthians resta vencer ou vencer, até porque vem de um empate contra o Táchira na primeira rodada, conquistado com sangue, suor e lágrimas, no último lance, com um gol de Ralf. O Cruz Azul já venceu o Nacional e o Táchira e está tranquilo.

O atual campeão do Torneio Apertura do Paraguai é um dos mais tradicionais clube do país, com 107 anos de existência, mas amargou uma fila de 63 anos sem títulos, entre 1946 e 2009. Sendo assim, há poucas participações do Nacional na Libertadores. A última, em 2010, foi um fiasco. Fez a pior campanha no seu grupo de primeira fase contra Once Caldas (COL), São Paulo (BRA) e Monterrey (MEX). As anteriores também foram no mesmo nível.

A fixação do Corinthians em relação à Libertadores é tão grande que o time resolveu se concentrar com um dia de antecedência. O maior problema do Timão, porém, não são os paraguaios. Parafraseando o grande filósofo britânico Thomas Hobbes, que viveu no século XVII é autor do Leviatã, uma das maiores obras da humanidade, “o Corinthians é o lobo do Corinthians”.

Tite treinou ontem com o que tem de melhor. A única experiência, que parece será mantida para a partida, é Edenilson jogando improvisado na lateral direita.

 
A história

Será o primeiro confronto entre Corinthians e Nacional do Paraguai. Na história contra os times paraguaios na Libertadores, o Timão realizou oito jogos. Venceu seis, empatou um e perdeu outro.

O Corinthians encarou o Olímpia em 1999 com duas vitórias (2-1 e 4-0) e em 2000 (2-2 e 5-4). O Cerro Porteño foi o adversário do Timão em 1999 com uma goleada histórica e uma derrota (8-2 e 0-3). Em 2010, voltaram a se encontrar e o Timão venceu as duas partidas (1-0 e 2-1).


 
O estádio

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Estádio do Pacaembu, pertence à prefeitura de São Paulo. É considerada “a casa” do Corinthians que joga com maior frequência no local.

O último jogo do Corinthians pela Libertadores no Pacaembu foi no ano passado. Na primeira partida da pré-Libertadores aconteceu um empate horroroso contra o Deportes Tolima em 0 a 0. O resto da história todos já conhecem.

A mais recente partida do Corinthians no Pacaembu foi em 29 de fevereiro passado. Pela décima-primeira rodada do Campeonato Paulista de 2012, o Timão venceu o Catanduvense por 2 a 1, numa virada heroica com gols de Paulinho e Danilo, depois de um gol contra do Alessandro.

 
Ficha Técnica – Jogo 16/2012

SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA X CLUB NACIONAL DO PARAGUAY
Competição: Copa Santander Libertadores 2012

Rodada: 2ª

Local: Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho [Estádio do Pacaembu], São Paulo (SP)

Data: 7 de março de 2012

Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Assistentes: Carlos Astroza e Juan Maturana (ambos CHI)

CORINTHIANS: Julio Cesar; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Alex; Jorge Henrique e Liédson
Técnico: Tite

NACIONAL (PAR): Germán Caffa; Caniza, Mendoza, Herminio Miranda e Raúl Piris; Mazacotte, Javier Villarreal, Ramón Cáceres e Derlis Orué; Ariel Bogado e RodrigoTexeira
Técnico: Javier Torrente

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Os textos são de autoria do Jornalista Sylvio Micelli. Publicação autorizada com a citação da fonte. Tecnologia do Blogger.

Labels

Funcionalismo (406) 2013 (344) Jornalismo e Nada Mais (294) Política (168) Assetj (166) Corinthians (159) Fespesp (141) 2014 (127) CNSP (110) Iamspe (89) CCM Iamspe (82) 2015 (23)